EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Três alunos do liceu de Viana representam Portugal na Olimpíada da Ciência da União Europeia

Andrea Cruz

14 Março 2019, 18:31

Acessibilidade

Publicidade

Três alunos da Escola Secundária de Santa Maior, em Viana do Castelo, vão representar Portugal na Olimpíada da Ciência da União Europeia. A edição 2019 da EUSO vai decorrer entre 04 a 11 de maio, em Almada.

O anúncio da participação dos David Freiria, Gabriel Almeida e Nuno Carneiro (que estará também nas finais nacionais das Olimpíadas Portuguesas de Matemática e nas Olimpíadas de Informática) foi publicado na página de Facebook do Maior-Agrupamentos de Escolas.

David Freiria do 10º B, Gabriel Almeida do 10º D e Nuno Carneiro 11º C estão a ser preparados pelas professoras de Biologia, Teresa Vieira, Física e Química, Fátima Braga, e, aos sábados, na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), da Universidade Nova de Lisboa e no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

Portugal é o país organizador da 17.ª Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO), tarefa da responsabilidade da Direção-Geral da Educação.

São parceiros desta organização a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), a Ordem dos Biólogos, a Sociedade Portuguesa de Física, a Sociedade Portuguesa de Química e a Câmara Municipal de Almada.

Na página do evento na Internete pode ler-se que a EUSO é uma competição destinada a alunos do ensino secundário, na faixa etária dos 16 anos, especialmente interessados no ensino das ciências.

Trata-se de uma Olimpíada com características únicas, pois as provas de natureza experimental, realizadas em grupo, incluem aprendizagens da Biologia, da Física e da Química e avaliam não só capacidades de natureza processual, como também a capacidade de resolução de problemas em ciência de uma forma integrada.

As provas refletem muito do que se passa na investigação científica hoje em dia, que é cada vez mais multi e interdisciplinar. Portugal participa nesta competição desde 2009 com resultados muito positivos. Algumas das equipas portuguesas têm vindo a ser galardoadas com medalhas de bronze, prata e ouro. Esta competição envolve mais de 300 pessoas, das quais 150 são alunos.

A competição tem a duração uma semana, de 4 a 11 de maio de 2019, na FCT Nova, em Almada, na qual terá lugar a realização das provas experimentais interdisciplinares.

Os alunos terão oportunidade de demonstrar as suas capacidades científicas face a desafios colocados. Nessa semana terão lugar também diversas atividades culturais, científicas, desportivas e recreativas no distrito de Lisboa.

Publicidade

Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)

Publicidade

Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - Auto Araujo

Siga-nos

Comentários

Publicidade