Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Três escolas do ensino básico do Alto Minho distinguidas com “Cartas Seguras”

Rádio Alto Minho

12 Maio 2019, 16:31

Acessibilidade

Publicidade

As escolas básicas de Chafé, em Viana do Castelo, de Lanhelas-Perafita, em Caminha e de Vale do Mouro, em Monção estão entre as vencedoras do desafio “Cartas Seguras”, uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) e da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM) dirigida às escolas do ensino básico da região Norte do país.

Enquadrada no Projeto de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, a iniciativa conjunta visa promover a sensibilização das gerações mais novas para a importância do seguro na vida quotidiana.

A sessão para as escolas vencedoras do desafio “Cartas Seguras” realizou-se no Porto. O evento contou com a presença de José Galamba de Oliveira, Presidente da APS, Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da FACM, José Figueiredo Almaça, Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Isabel Alçada, co-autora dos livros infanto-juvenis de educação financeira da APS, e Irene Tomé, do CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interativas.

Na 9.ª edição do projeto de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”, o desafio “Cartas Seguras” distinguiu a Escola Básica Lanhelas-Perafita (Caminha), a Escola Básica do Vale do Mouro (Monção) e a Escola Básica Chafé (Viana do Castelo), todas localizadas no distrito de Viana do Castelo, entre várias escolas do norte do país.  A iniciativa teve como objetivo promover, de forma criativa, a sensibilização das gerações mais novas em relação à importância do seguro e da educação financeira, para antecipar e minorar as situações de risco na vida quotidiana.

O júri deste desafio reconheceu sete escolas, de entre mais de 30 propostas recebidas. As propostas selecionadas deram origem à produção de dois baralhos de cartas com ilustrações e mensagens provenientes dos diferentes trabalhos apresentados pelas turmas vencedoras.

 

“Cartas Seguras” é uma das várias iniciativas da APS, no âmbito do seu programa de educação financeira, para incentivar os jovens para o tema dos seguros e, de forma lúdica, promover a aprendizagem sobre o valor social do Seguro bem como a sua importância no contexto de entidades singulares e coletivas.

 

AS ESCOLAS VENCEDORAS:

Caminha EB Lanhelas-Perafita, Turma L34, professora Isabel Ramalhosa

Valpaços EB Carrazedo de Montenegro Turma 3ºCM, professora Maria Helena Morais

Valpaços EB de Valpaços, 3ºA, professor Carlos Taveira

Oliveira de Azeméis, EB nº1 de Santiago de Riba UI, Turma 4.P, professora Diva Gomes

Santo Tirso EB São Martinho, Turma 1º/4SM, professor Tiago Barros

Viana do Castelo EB Chafé, Turma 4 CH14, professora Ligea Pereira

Menção Honrosa em organizar os naipes por tipos de seguros:

Monção: EB Vale do Mouro, turma 4º T1A, professora Marlene Pires

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade