Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Trompete de docente do Politécnico de Viana conquista prémio num dos mais prestigiados eventos do mundo

Rádio Alto Minho

02 Maio 2019, 22:55

Acessibilidade

Publicidade

Um trompete concebido por Ermanno Aparo, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), conquistou um prémio atribuído por um dos mais prestigiados eventos do mundo: A' Design Competition. O Almada Trumpet alia a arte da filigrana à metalomecânica e ganhou a medalha de prata no “A' Design Competition”, sendo "a 1.ª vez que Portugal conquista um prémio na categoria do ‘design' de instrumentos musicais".

Em comunicado hoje divulgado, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), onde o autor do projeto ‘Almada Trumpet’, Ermanno Aparo, é docente, adiantou que aquele evento é considerado “um dos cinco maiores do mundo no ‘design’ e que atribui três prémios na categoria dos instrumentos musicais”.

“O projeto de investigação de pós-doutoramento, do professor Ermanno Aparo, foi distinguido com o ‘silver A’ Design Award’”, destacando “o facto de ser a primeira vez que Portugal conquista um prémio na categoria do ‘Design’ de Instrumentos Musicais neste género de eventos”.

Na nota, o IPCV acrescenta que o Almada Trumpet  foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação de pós-doutoramento do docente que leciona na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.

O Almada Trumpet, assim batizado, alia a tecnologia de ponta, utilizando máquinas de controlo numérico ou impressoras 3D, a acabamentos e técnicas pouco comuns no âmbito da produção deste tipo de instrumentos de sopro”.  Iniciado há quase três anos no Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa, que detém um pólo no IPVC, o projeto contou com a orientação do departamento de Música da Universidade do Minho”. “Desde a década de 70 que não se fazem trompetes em Portugal. Este é um exemplo de como a investigação de referência, articulada entre o ensino politécnico e o ensino universitário, não tem medo de se envolver com o mundo empresarial, determinando a qualidade do produto nacional e demonstrando que o que é nacional soa bem”, disse, adiantando “existirem manifestações de interesse no instrumento com origem no Japão, Israel, EUA, Brasil, Argentina e Grécia”.

Para “validar o processo de criação, o trompete foi testado por 25 trompetistas de música clássica e de música jazz de Portugal, entre eles Luís Granjo, da Orquestra Sinfónica da Casa da Música, Pedro Monteiro, da Orquestra Sinfónica Portuguesa, João Moreira, professor na Escola Superior de Música de Lisboa, e António Silva, trompetista e professor na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo”.

O projeto “já foi apresentado em eventos científicos em Portugal e no Brasil, para além de outros eventos, como recentemente no Encontro Nacional de Estudantes de Design onde esteve lado a lado com a primeira guitarra do mundo feita em cortiça, um projeto de um aluno do IPVC igualmente orientado pelo docente Ermanno Aparo

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade