Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

ULSAM está entre os 11 hospitais do país com mais autonomia a partir de 2019

Rádio Alto Minho

20 Novembro 2018, 18:59

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), Pimenta Marinho, anunciou hoje no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, que a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) está entre os 11 hospitais do país com melhor desempenho e que vai ter liberdade de gestão em 2019.

“Há 11 instituições a nível nacional e uma delas é a ULSAM que, no próximo ano, vai ter mais autonomia para poder fazer contratações e investimentos. É o reconhecimento pelo trabalho feito pelos profissionais e pelo conselho de administração”, destacou Pimenta Marinho.

O responsável,  que falava durante a cerimónia de entrega pela Câmara de Viana à maternidade de um cheque de quase 30 mil euros para ajudar na compra de uma central de cardio-ecotomografia, adiantou que “das 11 instituições nacionais, sete são da região Norte”.

“Orgulhamo-nos de ter sete em 11 instituições a nível nacional (…). Isto também quer dizer que, apesar de tudo, vale a pena esforçarmo-nos porque o esforço, mais tarde ou mais cedo, também é recompensado”, afirmou Pimenta Marinho.

O presidente da ARS-Norte aplaudiu a medida por considerar “não fazer sentido que para contratar um assistente operacional, um capelão ou um assistente técnico seja preciso falar com o senhor ministro”.

“Vemos como muito positivo o facto do atual Orçamento de Estado, que está ainda em discussão e que será certamente aprovado, prever que as instituições que têm melhor gestão, que tem mais baixo custo por doente padrão possam ter um grau de autonomia maior, no próximo ano”, referiu Pimenta Marinho.

A ULSAM é constituída por dois hospitais, o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas, contando com 2.500 profissionais, entre os quais 501 médicos e 892 enfermeiros.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade