Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

ULSAM já realizou 38.100 consultas na retoma da atividade hospitalar

Pedro Xavier

06 Julho 2020, 12:08

Acessibilidade

Publicidade

A retoma da atividade hospitalar da consulta externa, análises clínicas e radiologia iniciaram a 7 de maio e a atividade cirúrgica a 15 de junho. No período da pandemia foram desmarcadas 5.700 consultas, no entanto já foram realizadas/marcadas 3.400 consultas. Do início do mês de maio até ao dia 30 de junho já se realizaram 38.100 consultas.

 

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE (ULSAM) está atualmente a reagendar a atividade assistencial programada pendente, de forma gradual e dinâmica, de modo a assegurar o cumprimento rigoroso das normas e orientações da DGS em termos de segurança para utentes e profissionais de saúde, e sem descurar a salvaguarda da prontidão de resposta necessária a um eventual aumento da incidência da por força da pandemia COVID-19.

Não se realizaram, por força da pandemia, 2.051 cirurgias, contudo, nesse período, foram realizadas todas as cirurgias urgentes e oncológicas, num total de 443 cirurgias.
No período de 15/06 até 30/06 foram efetuadas 382 cirurgias e reagendadas 589.
A ULSAM está a realizar programas de recuperação cirúrgicos no sentido de efetuar as cirurgias não realizadas, e estamos a prever que até ao final do ano, caso a situação epidemiológica do país o permita, recuperar todas as cirurgias.

Medidas adotadas pela ULSAM:

– Garantir a continuidade da realização da atividade assistencial com recurso a meios não presenciais, utilizando teleconsulta, telemonitorização e tele consultadoria;

– Garantir atividade presencial nos casos que tal seja clinicamente aconselhável;

– Programar agendamentos de consulta/ intervenções por hora marcada, garantindo que os utentes permanecem nos serviços de saúde apenas durante o período estritamente necessário;

– Promover a realização de atividade de consulta hospitalar, de forma descentralizada, nos cuidados de saúde primários, nomeadamente através de teleconsultadoria.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade