Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

UMinho, UPorto e UTAD realizam 1ª Convenção Psicologia UNorte

Rádio Alto Minho

03 Fevereiro 2022, 16:54

Acessibilidade

Publicidade

O Consórcio UNorte.pt, formado pela Universidade do Minho, do Porto (UP) e de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), promove esta quinta e sexta-feira a “1ª Convenção Psicologia UNorte”, juntando cerca de 300 participantes na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UPorto (FPCEUP).

O evento pretende aprofundar a cooperação na área da psicologia em termos da mobilidade de docentes e estudantes, das atividades de investigação e da criação e implementação de cursos e formações especializadas, na sequência de uma colaboração entre as três academias iniciada em 2019, aquando da restruturação dos mestrados integrados.

A sessão de abertura contou com o presidente da Comissão de Planeamento Regional (CCDR-N), António Cunha, com os reitores Rui Vieira de Castro (UMinho), António Sousa Pereira (UP) e Emídio Gomes (UTAD), além da comissão organizadora representada pelos professores Miguel Gonçalves, Fernando Barbosa e Catarina Pinheiro Mota. Seguiram-se mesas temáticas tripartidas, com contributos das três academias em diferentes domínios da psicologia.

O programa desta quinta-feira procurou destacar 33 intervenções divididas por 11 painéis, com temas variados como a leitura de crianças com autismo, o rendimento desportivo, o assédio moral, os populismos, a adição à internet, os agressores sexuais, o papel da memória ou uma app de saúde mental, entre outros. O dia de hoje termina com uma conversa, entre 18h00 e as 19h00, sobre a psicologia da saúde e de desenvolvimento. Os temas serão moderados por Sónia Costa (UTAD) e Isabel Soares (UMinho), respetivamente.

Já esta sexta-feira vai decorrer das 9h00 às 17h30 o 1º Simpósio Doutoral em Psicologia UNorte (SIMPsi), com os estudantes de doutoramento do consórcio a apresentarem comunicações, posters e pitchs, sendo no final atribuídos prémios aos melhores trabalhos.

A iniciativa é organizada pela Escola de Psicologia da UMinho, pelo Departamento de Educação e Psicologia da UTAD e pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), sendo destinada a professores, investigadores, estudantes de doutoramento e de mestrado e outros interessados.

O próximo SIMPsi está agendado para 2023 na UMinho, enquanto a segunda edição da Convenção vai ocorrer em 2024 na UTAD.

Fotografia de Pexels

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade