Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

VALENÇA: Duas potências musicais, um mercado e infinitas oportunidades

Rádio Alto Minho

03 Outubro 2022, 11:54

Acessibilidade

Publicidade

O III Encontro Profissional Músicas no Minho confirma-se como um ponto de referência para o setor e uma importante ferramenta para a circulação de artistas entre Portugal e Galiza

Três dias, vinte showcases, seis faladoiros, mais de 150 speedmeetings, um festival com bandas transfronteiriças, e mais de 200 profissionais, consolidam o MUMI como marca cultural da Eurocidade Tui-Valença, e como uma feira que para além de abrir mercado com Portugal funciona também como ponto de encontro para a industria musical galega.

A Eurocidade Tui-Valença congregou uma boa parte das empresas e profissionais da música de Portugal e da Galiza durante os três dias em que se desenvolveu o MUMI 2022. De 29 de setembro a 1 de outubro, o Encontro Profissional das Músicas no Minho reuniu mais de 200 profissionais que participaram em mesas redondas e reuniões nas que se abordaram as posibilidades de colaboração e os desafíos do setor.

A organização do MUMI 2022 faz o balanço desta terceira feira profissional luso-galaica que “está a conseguir ampliar as fronteiras para as nossas músicas e aumentar exponencialmente o mercado potencial de artistas e industria”.

E ainda refere que “para o setor português, este encontro cumpre uma dupla função porque para além de criar um espaço de intercambio entre o sector musical de ambas as margens do Minho, é também a única feira de música do género em Portugal, por tanto está posicionado como um ponto de referência para apresentar novos projetos musicais a agentes e programadores portugueses”.

Três dias, vinte showcases, seis faladoiros, mais de 150 speedmeetings na Zona PRO AGADIC, um festival de bandas transfronteiriças, mais de 200 profissionais e localizações de ambas margens do Minho, avançando fronteiras e conseguindo fazer realidade aos objetivos de confluência cultural da Eurocidade Tui-Valença, que se converte num territorio vital e ideal para o MUMI.

Os profissionais inscritos participaram ativamente nos speedmeetings que se desenvolveram na área profissional, encontros tão rápidos como intensos que põem em contacto os artistas, profissionais da programação e a gestão de diferentes pontos geográficos ou a empresas com novos talentos no mercado.

Este tipo de encontros conformam a identidade do MUMI 2022 cujo objetivo principal é estabelecer um novo cenário para este tipo de interrelações e intercambios. Os profissionais inscritos tiveram a oportunidade de assistir a mesas redondas que recolheram as dúvidas do setor, muitas delas agravadas pela época pandémica.

O estatuto profissional dos artistas, os riscos laborais nos eventos, o financiamento de projetos, as relações com as administrações, o papel dos media na comunicação de projetos musicais e as dificultades que têm que enfrentar os projetos transfronteiriços, foram os temas das palestras que tiveram lugar durante o encontro.

Entre as bandas que protagonizaram os showcases dirigidos exclusivamente a profissionais estiveram os portugueses Manuel Maio e Meta; e os galegos Momboi, Caamaño & Ameixeiras, Xan Campos Trio e Mounqup.

Para além de toda a programação dirigida ao público profissional, a organização do MUMI 2022 teve claro desde início, a necessária projeção pública do evento com a inclusão de actividades e concertos para a cidadania. Brais Morán & Nasaufunk, Caldo, Néboa, Golfiños, Raia, 47 de Fevereiro, Crua, Bird Are Indie, Dapunksportif, Space Ensemble, foram as bandas que tocaram para o público geral em espaços como o Teatro Municipal, o Paseo da Corredoira de Tui e o jardim Municipal de Valença.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade