Valença serve cinco sabores da lampreia em Festival Gastronómico
05 Março 2019, 10:03
O concelho de Valença vai servir, entre 15 e 17 deste mês, cinco sabores de lampreia na edição 2019 do Festival Gastronómico promovido pela comunidade de pescadores de São Pedro da Torre, com o apoio da Câmara Municipal.
Arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, lampreia recheada, lampreia assada no forno e lampreia seca são as cinco formas de confecionar aquele ciclóstomo que vão ser servidas no festival e preparada por cozinheiros especializados.
Em Valença a pesca à lampreia é artesanal, desenvolvida sobretudo pelas comunidades de pescadores de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo. As redes de tresmalho retiram do rio a lampreia para depois “estagiar” nos tanques da Associação Sabores do Rio Minho, em água corrente.
A técnica é “muito antiga” e conhecida pela designação “bater a lampreia”, uma forma de enrijecer a carne, permitindo, “pratos de excelência”.
Além das formas tradicionais de confeção da lampreia, o festival permite ainda aos visitantes a oportunidade de descobrir as novas tendências de confeção da lampreia. Durante os três dias estão programados, entre outras iniciativas, um ‘showcooking’ e degustação de lampreia.





















