EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Viagem Literária termina em Viana depois de percorrer 18 cidades em 18 meses com 22 escritores

Rádio Alto Minho

23 Setembro 2016, 11:32

Acessibilidade

Publicidade

O projeto Viagem Literária, que começou em abril de 2015 em Bragança chega ao fim este sábado em Viana do Castelo depois de ter percorrido 18 cidades em 18 meses. O itinetário literário contabilizou quatro mil participantes e envolveu de 22 escritores de acordo com os números da organização, a Porto Editora.

Viana do Castelo será a décima oitava etapa deste festival literário itinerante, que vai decorrer no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 21:30, com os escritores Manuel Jorge Marmelo e Richard Zimler.

A Viagem Literária levou a cada capital de distrito – exceto Lisboa e Porto – e às cidades do Funchal e Ponta Delgada dois escritores que, à conversa, moderados pelo jornalista João Paulo Sacadura e com a participação do público, falaram das suas carreiras, das obras, do quotidiano, entre outros tópicos. No final de cada encontro há sempre uma sessão de autógrafos e uma conversa mais próxima entre o escritor e quem o lê.

No total foram envolvidos 22 escritores, sendo que 17 são portugueses e seis estrangeiros, entre outros, Mário de Carvalho, Sérgio Godinho, Valter Hugo Mãe, Richard Zimler, José Paulo Cavalcanti Filho, Rosa Montero, Teolinda Gersão, Maria do Rosário Pedreira, Alberto S. Santos e José Luís Peixoto.

Em Viana do Castelo vai estar, no sábado, Manuel Jorge Marmelo, de 45 anos. Foi jornalista de 1989 a 2012, tendo recebido em 1994 o prémio de jornalismo da Lufthansa e, em 1996, a menção honrosa dos Prémios Gazeta de Jornalismo do Clube de Jornalismo. Literariamente estreou-se com “O homem que julgou morrer de amor” (1996), tendo já publicado “mais de vinte títulos”, entre romances, crónicas, livros infantis e contos.

Em 2005 recebeu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, pela obra “O silêncio de um homem só”, e, em 2014, o Prémio Correntes d’Escritas/Casino da Póvoa com “Uma mentira mil vezes repetida”. “Somos todos um bocado ciganos” e “O tempo morto é um bom lugar” são outros títulos deste autor portuense.

Richard Zimler nasceu há 60 anos, em Roslyn Heights, nos arredores de Nova Iorque, e também trabalhou, durante oito anos, como jornalista. Com um mestrado em Jornalismo, na Stanford University, fixou-se no Porto em 1990, onde lecionou Jornalismo na Escola Superior de Jornalismo e, posteriormente, na Universidade do Porto.

Desde 1996, publicou dez romances, uma coletânea de contos e dois livros para crianças.

 

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade