EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Viana aplaude nomeação de antigo presidente das Festas d’Agonia para liderar a AICEP brasileira

Andrea Cruz

11 Janeiro 2019, 10:28

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Câmara do Castelo congratulou-se, hoje, com a possível nomeação do antigo embaixador do Brasil em Portugal e ex-presidnete da Comissão de Honra das Festas de Nossa Senhora da Agonia, em 2012, para liderar a APEX. O diplomata Mário Vivalva, que esteve vários anos em Lisboa, poderá ser nomeado por Jair Bolsonaro para liderar a AICEP brasileira.

 

“É um profundo conhecedor de Portugal e de Viana do Castelo. Com esta nomeação há uma grande expectativa relativamente à relação com Portugal porque Mário Vivalva desempenhou, enquanto embaixador do Brasil em Lisboa, um papel muito importante na exportação de produtos portugueses para o Brasil”, sublinhou José Maria Costa.

O autarca socialista sublinhou que “Viana do Castelo está muito satisfeita” com a indicação de Mário Vivalva para a presidência da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), órgão tutelado pelo ministério dos Negócios Estrangeiros do país, após o pedido de demissão de Alexandre Carreiro. Esta agência é semelhante à portuguesa AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo.

Mário Vivalva presidiu, em 2012, à Comissão de Honra das Festas da Agonia, a convite do presidente da Câmara no âmbito das comemorações do Centenário do nascimento de Jorge Amado.

Durante a visita a Viana do Castelo,  José Maria Costa ofereceu a Mário Vilalva produtos tradicionais do concelho como vinho verde loureiro  e à esposa a primeira toalha certificada como Bordado de Viana, da autoria da artesã Marta Prozil.

Na altura, Mário Vivalva prestou também homenagem a Jorge Amado e manifestou o interesse das empresas brasileiras em cooperar no sector da construção naval com os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, entretanto extintos.

Mário Vilalva, embaixador do Brasil, visitou ainda o Museu do Traje e a Biblioteca Municipal, onde descerrou a placa da nova ala com o nome do escritor brasileiro e participou no cortejo etnográfico das festas d’Agonia desse ano.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - RB MOTOR 2
Rádio Alto Minho - RB MOTOR 1
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing

Publicidade

Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual
Rádio Alto Minho - QUEEN (individual)
Rádio Alto Minho - Fabrika (noticias 02)

Siga-nos

Comentários

Publicidade