Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Viana cria plataforma ‘online’ para reunir registos fotográficos de espécies do Alto Minho

Rádio Alto Minho

22 Outubro 2018, 17:50

Acessibilidade

Publicidade

O Centro de Monitorização de Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo criou uma plataforma ‘online’  para reunir os contributos fotográficos da população sobre a biodiversidade do Alto Minho.

O Bioregisto, explicou hoje a Câmara Municipal, parceira no projeto ambiental, “regista, neste momento, mais de quatro dezenas de contribuições efetuadas por cidadãos dos concelhos de Viana do Castelo, Braga, Ponte de Lima, Felgueiras e Fafe”.

Aquela ferramenta para registo de observações da biodiversidade tem “um objetivo científico, mas é destinada a todos os públicos, permitindo a identificação de espécies de todo o distrito de Viana do Castelo”.

Na nota hoje enviada, o município adiantou que “depois de enviar o registo fotográfico, o autor do mesmo tem acesso a um resumo sobre a espécie fotografada, recebendo ainda informações sobre a sua Origem, o Reino, Classe, Ordem, Família, Género, Espécie, entre outros dados, como o Nome Vulgar”.

Entre as 40 contribuições já registadas naquela plataforma encontram-se exemplares da genciana-das-turfeiras, perpétua-das-areias, cinzentinha, azulinha, borboleta do nabo, bela dama americana, gafanhoto de asas azuis, gaiteiro negro, estrela do mar espinhosa, entre outros.

“O objetivo desta plataforma é promover a divulgação do património biológico da região, mas também zelar pela sua conservação, através do conhecimento”, sustentou a autarquia da capital do Alto Minho

Naquele serviço, “estão disponíveis informações sobre espécies de plantas, insetos, répteis, aves, mamíferos e invertebrados marinhos, entre outros e, por exemplo, o texugo, o sardão, a rola-do-mar e a rã-ibérica”.

No Bioregisto, “o utilizador encontra um conjunto de características de cada espécie – se são nativas ou não desta região, se estão classificadas com estatuto de conservação, segundo as normas Portuguesas e segundo as normas da IUCN (Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), assim como o histórico de todos os cidadãos que contribuíram para estes registos”.

O CMIA de Viana do Castelo foi inaugurado a 21 de junho de 2007, nas Antigas Azenhas de D. Prior (moinho de maré de Viana do Castelo), no âmbito do Programa Polis.

Foto retirada do BioRegisto do CMIA

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade