Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Viana do Castelo acolhe participantes do 48º Congresso Mundial das Academias do Bacalhau

Rádio Alto Minho

21 Outubro 2019, 14:23

Acessibilidade

Publicidade

Viana do Castelo foi palco, este sábado, de um almoço integrado no 48º Congresso Mundial das Academias do Bacalhau, que decorreu no Porto. O evento, que juntou 450 participantes decorreu no restaurante Camelo, em Santa Marta de Portuzelo.

Em comunicado, hoje, a Câmara de Viana do Castelo, explicou que o congresso mundial, organizado pela Academia do Bacalhau do Porto, juntou meio milhar de associados, em representação de 60 delegações oriundas de todo o mundo.

Na abertura do almoço, o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, indicou que, sendo Viana do Castelo um concelho situado à beira-mar, é berço de navegadores, casa de pescadores e terra onde se consome muito e bom bacalhau, numa ligação natural ao mar e ao rio.

Na cerimónia, o autarca vianense homenageou o Presidente Honorário da Academia do Bacalhau do Porto, César Gomes de Pina, com um coração de Viana, que foi recebido pela sua esposa, como forma de gratidão pelo trabalho desenvolvido no âmbito da cultura e da solidariedade por todas as academias espalhadas pelo mundo.

Para José Maria Costa, o Congresso Mundial da Academia do Bacalhau é um evento de referência que representa amor pelo nosso país, respeito pelas tradições e pela gastronomia portuguesa.

O encontro decorreu sob a égide da fraternidade, da solidariedade e da reflexão sobre a essência do ser Português no Mundo. Este congresso serviu para que os associados partilhassem as suas experiências de ação social solidária, a sua visão sobre a presença e a imagem de Portugal no Mundo e propostas para a revitalização da missão das Academias do Bacalhau no futuro.

As Academias do Bacalhau são tertúlias de amigos, genuinamente portuguesas, que se reúnem independentemente da posição social e nível cultural. Esta congregação acontece sem finalidades políticas, religiosas, desportivas, comerciais ou lucrativas, para fomentar, encorajar e desenvolver laços de amizade, cooperação e confraternização, defendendo o bom nome e prestígio de Portugal e dos portugueses. As academias pretendem ainda divulgar os valores históricos e culturais portugueses e concretizar ações de solidariedade e de assistência moral e material a favor de pessoas carenciadas e instituições de beneficência. Na altura, considerou-se apropriado designar as Academias com o nome do Bacalhau, uma vez que o que se pretende é congregar um grupo de “fiéis amigos”.

A primeira Academia do Bacalhau foi criada em Joanesburgo, na África do Sul, em 1968, por emigrantes portugueses e atualmente existem dezenas de academias espalhadas por todo o mundo que se dedicam a ajudar quem mais precisa nas comunidades onde estão inseridas.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade