Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Viana do Castelo candidata Festas da Agonia e de Santa Marta, Cortejo Noturno, Janeiras de Perre e Vela Votiva às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Rádio Alto Minho

17 Maio 2020, 10:14

Acessibilidade

Publicidade

Viana do Castelo candidatou à edição 2020 das 7 Maravilhas da Cultura Popular a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, as Festas de Santa Marta, o Cortejo Noturno, as Janeiras de Perre e Vela Votiva.

No total, no distrito de Viana do Castelo, foram selecionados 20 patrimónios. Além de Viana do Castelo também Caminha, Monção, Ponte da Barca e Ponte de Lima viram selecionados os seus patrimónios.

Caminha candidatou a Romaria de São João d’Arga, a Festa de Nossa Senhora da Bonança, a Góta da Serra d’Arga e o Ramo de Andor, nas categorias de Procissões e Romarias, Festas e Feiras, Músicas e Danças e Artesanato.

Ponte da Barca concorre com o Entrudo do Pai Velho, realizado na freguesia de Lindoso, e a Romaria de São Bartolomeu, que estão a concorrer nas categorias de Rituais e Costumes e Festas e Feiras.

Ponte de Lima apresentou candidaturas por cada uma das sete categorias a concurso: a cantaria – na categoria de Artesanato, a feira quinzenal e feira do gado – na categoria de Festas e Feiras, a lenda do rio Lethes – em Lendas e Mitos, a Mesa dos Quatro Abades – em Rituais e Costumes, Toalhas de Linho – na categoria de Artefactos. As concertinas e cantares ao desafio também estão a concurso na categoria de Músicas e Danças e as Feiras Novas entraram para a categoria de Procissões e Romarias.

Em comunicado, a organização do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular adianta que, este ano, foram registadas 504 candidaturas, com a participação de todos os distritos e regiões autónomas de Portugal.

Estas candidaturas foram avaliadas pelo Conselho Científico, que acabou por atribuir o selo de Nomeado a 471.

Os resultados da avaliação pelo Painel de Especialistas, a 3ª Fase do concurso, serão conhecidos a 7 de junho, com atraso de 1 mês, em virtude dos constrangimentos causados por covid-19.

Nessa fase, o Painel de Especialistas composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elege 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais.

A 7 de Junho serão igualmente divulgadas as próximas etapas do concurso, que estão neste momento condicionadas à evolução da pandemia causada por covid-19.

“Acreditamos que Portugal e o Mundo vão ultrapassar esta crise e que no Verão será altura de fazer o país ressurgir, de puxar para cima as nossas características únicas, as nossas inesgotáveis maravilhas, a nossa cultura popular baseada em vivências e saberes únicos, que têm feito de Portugal a nação que todos adoramos e que também os turistas estrangeiros se habituaram a disfrutar. A eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular® é por isso de uma grande oportunidade, e como profundos conhecedores e promotores de todos os patrimónios que constroem a nossa Identidade Nacional, fazemos votos para que existam condições para voltarmos ao contacto com o grande público, na defesa daquilo que é nosso, que nos diverte e que representa a nossa herança enquanto povo”, explica Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas®.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade