Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Viana do Castelo em Buenos Aires para reunir com emigrantes, industriais e empresários

Rádio Alto Minho

11 Março 2019, 17:56

Acessibilidade

Publicidade

Uma comitiva do Alto Minho, que integrou o Município de Viana do Castelo, o Município de Vila Nova de Cerveira e a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, visitou a comunidade portuguesa em Buenos Aires, na Argentina, onde estão integrados muitos castelenses, entre estes vários industriais e empresários de sucesso.

A comitiva visitou um empreendimento industrial de um português de Castelo do Neiva e reuniu com a Presidente do Club Portugues Esteban Echevarria, Otília Cruz, e com a comissão diretiva do clube. Durante a sessão, foi assinado o livro de honra e decorreu um jantar convívio, havendo lugar a uma discussão da promoção da cultura, nomeadamente do folclore do Alto Minho.

A delegação do Alto Minho esteve ainda em duas rádios locais para entrevistas, nomeadamente a SL CER e a Rádio del Pueblo, que pertencem à comunidade portuguesa de Buenos Aires. Nas entrevistas, foi referenciada a importância da cooperação entre o Alto Minho e as comunidades portuguesas na Argentina.

Em Buenos Aires, decorreu ainda um convívio no Clube Português, onde participaram o Embaixador Português na Argentina, o Presidente do Município e representantes do Conselho das Comunidades Portuguesas da América do Sul, a agência para o investimento da Argentina, num evento que contou com a presença de cerca de três centenas de portugueses.

No encontro, os autarcas foram agraciados com o título de Cidadão Honorário do Município de Esteban Echeverria e foi ainda perspetivada uma geminação entre Viana do Castelo e aquele município como forma de promover o estreitamento das ligações culturais e económicas.

Nestes contactos, foi ainda abordada a possibilidade de, até ao fim do ano, se promover uma visita de caráter empresarial e cultural a Buenos Aires com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) para promover a Argentina e o Alto Minho.

O autarca vianense, José Maria Costa, reforçou que “Viana do Castelo foi muito bem acolhida” e garantiu que “existe um forte incentivo e está a ser feito um extraordinário trabalho pelos clubes de Buenos Aires, que contam com rádios locais que promovem a cultura portuguesa, com grupos que promovem o folclore, bem como um forte dinamismo empresarial da comunidade”

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade