Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Viana do Castelo lidera produção de plásticos para o setor automóvel

Rádio Alto Minho

04 Julho 2019, 18:38

Acessibilidade

Publicidade

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou hoje presença no encontro “O cluster do setor de componentes para a Indústria Automóvel”, promovido pelo BPI Empresas, onde apresentou os últimos investimentos que têm sido efetuados no Alto Minho por diferentes produtores de componentes automóveis.

Na sessão, que contou com a presença de Tomás Moreira, da AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, João Pires, da João Pires Internacional Transportes, com moderação de Miguel Ribeiro, do BPI, marcaram presença empresas, associações e entidades públicas. O edil indicou que, para conquistar a fixação de novas empresas, a região apresenta como fatores decisivos a qualidade de vida existente no Alto Minho, os bons serviços públicos existentes por parte das autarquias e a qualidade dos recursos humanos, resultantes da presença de escolas de formação profissional e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) como referências para a qualificação dos recursos humanos necessários para as empresas.

O autarca afirmou que Viana do Castelo é hoje o líder nacional da produção de plásticos para o setor automóvel graças a um conjunto de empresas que se tem vindo a fixar na região nos últimos quatro anos. José Maria Costa referiu que a instalação destas novas empresas acentuou o perfil exportador do concelho, tendo contribuído para que, atualmente, Viana do Castelo seja o 16º município mais exportador do país, contribuindo com 1,5% de todas as exportações nacionais.

O cluster automóvel tem sido também responsável, no Alto Minho, pela atração de jovens e de quadros profissionais quer de outras regiões do país, quer de outros países, contribuindo, desta forma, para melhorar os indicadores demográficos da região.

Recorde-se que José Maria Costa já anunciou ser ambição do Município de Viana do Castelo entrar no ‘top ten’ das exportações nacionais até 2020, ano em que o concelho deverá exportar mais de 1.000 milhões de euros, correspondendo 30% ao cluster eólico, 30% setor do papel e 40% ao setor automóvel.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade