Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Viana do Castelo prepara Agenda para a Inovação 2030 com o contributo da população

Rádio Alto Minho

04 Agosto 2020, 15:13

Acessibilidade

Publicidade

Tendo por base uma metodologia participativa, Viana do Castelo começou a preparar a Agenda para a Inovação 2030, que deverá estar concluída dentro de seis meses. O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, informou que é objetivo da Agenda para a Inovação dar coerência e interligar grandes investimentos que estão assegurados e ainda identificar e projetar novos investimentos, no Quadro de Inovação e Desenvolvimento Sustentado. “Na senda dos princípios da boa governança, pretendemos que a Agenda resulte do pensamento e da visão dos vianenses”, assumiu o edil.

Assim, este deverá ser um documento abrangente e aberto à participação de todos, entre técnicos, especialistas, cidadãos e instituições. “Queremos que a Agenda 2030 seja um mecanismo de democracia participativa, onde todos os vianenses participem na construção de um futuro comum”, reforçou o autarca.

Por isso, a Agenda deverá refletir a visão das escolas, das empresas e das instituições do concelho sobre o nosso futuro coletivo. O documento será criado tendo por base uma metodologia participativa, que incluirá um inquérito em formato infomail/ RSF, que será enviado a todas as habitações no mês de setembro, convidando os vianenses a darem a sua opinião e remetê-la ao Grupo de Trabalho. Será lançada, neste mês de agosto, uma plataforma online com informação e inquérito online, com a possibilidade de envio de documentos de interesse para a Agenda.

Está igualmente prevista a organização de seis fóruns temáticos com um orador inicial, seguido de debate entre todos os participantes. O primeiro fórum realiza-se a 4 de agosto e tem como orador António Cunha, antigo reitor da Universidade do Minho. O segundo fórum será a 18 de setembro e terá como orador o eurodeputado José Manuel Fernandes, decorrendo os restantes até janeiro de 2021.

Será ainda promovido um estudo de opinião sobre avaliação e expectativas dos vianenses; realizando-se também reuniões de brainstorming e focus group após recolha dos inquéritos. O Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Viana do Castelo irá também pronunciar-se com um documento, que será apresentado em conclusão num fórum final, antes de ser validado pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade