Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Viana do Castelo “vai dar música” aos seniores do concelho

Rádio Alto Minho

09 Janeiro 2019, 11:39

Acessibilidade

Publicidade

O programa “Sénior + Ativo”, da Câmara de Viana do Castelo acaba de lançar a iniciativa “Música na Terceira idade”, para estimular a adoção de estilos de vida saudáveis junto da população mais idosa. Explorar os sons do corpo e as histórias que cada um dos participantes tem para partilhar através ou sobre a música é o objetivo do novo projeto municipal.

Todas as semanas, de forma alternada entre dois projetos, o objetivo passa por ter dois grupos em atividades, compostos por cidadãos que individualmente se pretendam inscrever ou grupos pertencentes a IPSS do concelho.

Um dos projetos consiste em sessões de expressão musical/voz e movimento em que o objetivo é através da música redescobrir o corpo, percebendo de que forma o som influencia o movimentar do corpo e as vivências diárias. Tendo a voz como meio privilegiado de expressão, o corpo, os instrumentos e as histórias farão parte deste projeto, sob uma vertente totalmente prática.

O segundo projeto, denominado histórias da música, tem como objetivo criar um momento de conto de histórias da música do tempo de cada um dos participantes, através de um enquadramento social para haver uma contextualização histórica e dando primazia à expressão artística dos participantes através de exemplos auditivos cantados pelos mesmos ou através de gravações de música da época. Neste projeto há também o objetivo de criar um grupo intercultural, de forma a que a partilha de vivências seja mais rica

A outra novidade inserida no “Sénior + Ativo” e direcionada para o público em geral consiste na dinamização, todos os meses, de uma sessão prática sobre um tema variado num grupo de freguesias do concelho de Viana do Castelo. Neste mês de janeiro, o primeiro tema é “Alimentação saudável e leitura dos rótulos”, contando com especialistas da área da nutrição e da DECO.

Foto: Residencial Serenidade

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade