Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Viana do Castelo vai homenagear 23 personalidades no dia da cidade

Rádio Alto Minho

04 Janeiro 2019, 19:06

Acessibilidade

Publicidade

Viana do Castelo vai homenagear um total de 23 personalidades, instituições e empresas no dia 20, durante as comemorações dos 171 anos de elevação a cidade. A lista dos homenageados proposta pela maioria socialista na autarquia e pelos vereadores do PSD e da CDU foi divulgada hoje depois de ter sido aprovada, na quinta-feira, em reunião ordinária do executivo municipal.

Pio Gonçalo Alves de Sousa, bispo auxiliar do Porto, atural de Lanheses, os professores universitários Licínio Carlos Viana da Silva Lima e António Maria Maciel de Castro Feijó, o médico Luís Belo, o empresário Manuel da Costa, e o escultor e pintor Salvador Vieira (a título póstumo), são os  homenageados com aquele título de Cidadão de Honra de Viana do Castelo.

Com o título de “Cidadão de Mérito” vão ser distinguidas a investigadora, Raquel Gaião, a escritora, Marlene Ferraz, Marta Jordão Paço surfista invisual de 13 anos que, em dezembro, conquistou a medalha de bronze na classe AS-VI no Mundial de surf adaptado, que decorreu nos Estados Unidos, a coreógrafa Tânia Carvalho, o músico Vítor Lima, Manuel Pires Rego, responsável pela formação de crianças e jovens através do escutismo e bombeiro Fernando Freitas (a título póstumo).

A Casa de Portugal de Brest, o Coral Polifónico de S. Romão de Neiva, o jornal Amanhecer das Neves, a União Desportiva de Lanheses, a Casa Sandra, o Atelier Samthiago, Conservação e Restauro, a empresa Castanheira & Castanheira, a Leitaria do Carmo, Restaurante Camelo, a Conferência Feminina de São Vicente de Paulo – Santa Maria Maior serão distinguidas com o título de Instituições de Mérito.

“São personalidades que nas suas áreas tiverem e continuam a ter relevância profissional, da cidadania e do ensino mas temos também instituições que nos enchem de orgulho e portugueses que, na Diáspora, continuam a manter a nossa identidade bem viva”, destacou o presidente da Câmara de Viana do Castelo.

Em declarações à RAM, o socialista José Maria Costa destacou a homenagem que o município presta aos “jovens de Viana do Castelo que, pelo mundo, fazem da sua profissão e da sua arte um talento”.

“São verdadeiros ativos de Viana do Castelo”, frisou, frisando que o aniversário da cidade “é o momento próprio para fazer a exaltação dos feitos de cidadãos de Viana do Castelo e para promover a cidadania”.

Os títulos honoríficos vão ser atribuídos na cerimónia comemorativa dos 171 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade, no dia 20 de janeiro, pelas 17:00, no teatro municipal Sá de Miranda.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade