Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Viana do Castelo vai ser palco em Dezembro de II Encontro de Investidores da Diáspora

Rádio Alto Minho

26 Junho 2017, 18:06

Acessibilidade

Publicidade

A cidade de Viana do Castelo vai acolher, dias 15 e 16 de dezembro, o II Encontro de Investidores da Diáspora para partilhar experiências e criar uma rede de trabalho, contando com a participação de vários governantes.

“Escolhemos Viana do Castelo porque é um exemplo de um território que tem vindo a atrair muito investimento das comunidades portuguesas no estrangeiro, nomeadamente, luso-descendentes que têm as suas vidas constituídas em França, Alemanha e Suíça””, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

José Luís Carneiro, que falava hoje na apresentação do encontro numa sessão realizada a bordo do navio-museu Gil Eannes, apontou como exemplo “a intenção de uma empresa luso-francesa, hoje entregue na Câmara de Viana do Castelo, para um investir sete milhões de euros no concelho”.

Em dezembro de 2016, o “I Encontro de Investidores da Diáspora” juntou, em Sintra, durante dois dias, cerca de 300 representantes de micro e pequenas empresas de 38 países e cerca de 66 câmaras de comércio de todo o mundo. O evento “serviu para proporcionar uma visão mais integrada do valor do mercado que os investidores representam e da sua importância estratégica, num mundo globalizado, competitivo, inovador e exigente”.

“Conseguimos, num ano e meio, identificar 7.000 empresas de portugueses desde o sector da restauração, hotelaria, indústria, metalomecânica, agroalimentar, novas tecnologias e da comunicação, indústria do medicamento e da saúde. São áreas, todas elas, muito relevantes para o país”, frisou.

Para o governante, a iniciativa do Gabinete de Apoio aos Investidores da Diáspora (GAID) vai constituir como “uma possibilidade de reencontro, de criar ‘networking’ e confiança aos que têm recursos e querem investir nas suas terras de origem e, ao mesmo tempo, que também estejam disponíveis para aceitar intenções de investimento de empresas que estão hoje sediadas em Portugal e que nunca experimentaram a internacionalização”.

“Estes portugueses que vivem no mundo estão disponíveis para serem alicerces dessas intenções de sair de conhecer outros mercados e sociedades e podermos, por essa via, internacionalização a economia de Portugal”, referiu.

O primeiro dia do encontro será dedicado à apresentação “das vantagens, oportunidades e condições de investimento em Portugal, com a presença de vários membros do Governo”.

No segundo dia, “os investidores da Diáspora apresentarão as suas experiências de vida e empresariais e, em parceira com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) que vai entregar o Prémio ao Jovem Empreendedor da Diáspora”.

José Luís Carneiro adiantou que o programa inclui, além de atividades culturais, uma visita e às empresas sediadas na região “para testemunhar os bons exemplos de investimento e os seus efeitos na criação de emprego e riqueza”.

Presente no encontro com os jornalistas, o presidente da Câmara de Viana do Castelo afirmou tratar-se de “uma oportunidade d’oiro” que vai juntar na capital do Alto Minho “a fina flor dos investidores portugueses”.

“É uma oportunidade para mostrarmos o que está a ser feito no território do Alto Minho, em Viana do Castelo, uma oportunidade das nossas empresas conhecerem outros empresários e, acima de tudo, dar um sinal de que há boas condições para investir em Portugal”, sublinhou.

O autarca socialista José Maria Costa referiu que o Alto Minho tem hoje “infraestruturas de excelência e parques empresariais qualificados”, um território integrado “na eurorregião Norte de Portugal-Galiza, com sete milhões de habitantes”.

A segunda edição da iniciativa pretende “criar um ambiente favorável ao ‘networking’, ao debate, à partilha de experiências, à identificação de afinidades, à tomada de consciência das complementaridades entre as diversas realidades da Diáspora, assim como ao conhecimento, ao diálogo intercultural e ao lançamento de bases de eventuais parcerias de negócio”.

O encontro vai decorrer no Forte de Santiago da Barra.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade