Estamos a melhorar a sua experiência no nosso site.
Novidades brevemente!

Rádio Alto Minho

PUBLICIDADE

Desentupimentos e Limpeza de Fosas, Assistência a Caldeiras, Detecção de Fugas de ÁguaDesentupiemntos Industriais e DomésticosAssistência Cladeiras e Esquentadores
Rádio Alto Minho - INSOMNIA
Rádio Alto Minho - Roady
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Locutor
No Ar

Rádio Alto Minho

Viana Florida usa mais de 150 mil flores num mês de atividades

de Andrea Cruz (RAM)

atualizada às 17:49,Ter, Maio, 2018

PUBLICIDADE

Mais de 150 mil flores foram utilizados durante este mês na valorização estética e ambiental de Viana do Castelo, conjugando arquitetura urbana com plantas e flores. Segundo o vereador do Ambiente Ricardo Carvalhido “mais de 100 mil flores foram adquiridas pela autarquia à Cooperativa Arte Floral para a confeção, por 47 floristas de todo o país e da Galiza, de três esculturas instaladas no centro histórico da cidade, sendo as restantes garantidas pelo horto municipal”.

Aquele serviço da autarquia é responsável “pela criação de mais de 100.000 plantas em estufa e mais de 30.000 árvores, por ano, de 200 espécies diferentes”.

Ricardo Carvalhido adiantou que o horto municipal trata de “670.000 metros quadrados de espaço verde público, representando mais de sete metros quadrados de área verde por habitante”.

Para “cuidar” daqueles espaços verdes são “investidas mais de 60.000 horas por ano”, sendo que aquele serviço envolve “mais de 50 pessoas por dia”.

O vereador do ambiente destacou ainda que “das mais de 150 mil flores usadas durante o “Viana Florida”, que começou no dia 01 de maio e termina no dia 26, “mais de 50 foram produzidas pelo horto municipal”.

O programa municipal “Viana Florida, este ano na quinta edição, incluiu a decoração de quatro ruas do centro histórico da cidade, o concurso “Florir Viana”, que decorre até final do mês, com a participação de 27 montras e seis varandas decoradas com flores.

Exposições, teatro de rua, folclore, uma feira de flores e jardinagem, foram outras das ações da iniciativa que termina dia 26 com um ‘workshop’ sobre flores comestíveis integram.

O programa municipal tem como objetivos “contribuir para a valorização estética e ambiental da cidade e para a tradição portuguesa de decorar as varandas que confrontem com o espaço público, potenciando o aparecimento de recantos de grande beleza, resultantes da junção da arquitetura urbana com os conjuntos de flores”.

Além “projetar a tradição da arte floral como atração turística”, o “Viana Florida” pretende ainda promover as festas e romarias associadas à flor das freguesias de Vila Mou, Vila Franca e Alvarães.

RAM -
RAM -

PUBLICIDADE

Blisq Creative