Estamos a melhorar a sua experiência no nosso site.
Novidades brevemente!

Rádio Alto Minho

PUBLICIDADE

Desentupimentos e Limpeza de Fosas, Assistência a Caldeiras, Detecção de Fugas de ÁguaDesentupiemntos Industriais e DomésticosAssistência Cladeiras e Esquentadores
Rádio Alto Minho - Roady
Rádio Alto Minho - INSOMNIA
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Locutor
No Ar

Rádio Alto Minho

Viana lança Gala de Talentos e está em “ponto caramelo” para ser capital Europeia da Cultura

de Andrea Cruz (RAM)

atualizada às 8:41,Qui, Fevereiro, 2018

PUBLICIDADE

Viana do Castelo vai lançar uma Gala de Talentos para homenagear os talentos do concelho que estão espalhados pelo mundo. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, na quarta-feira à noite, durante uma tertúlia sobre o futuro da capital do Alto Minho promovida pela vereadora da CDU na Câmara de Porto.

José Maria Costa revelou que o evento vai decorrer “no verão, no espaço exterior do ex-BC9” onde chegou a funcionar o Teatro Estúdio de Arte Realista (TEAR) , companhia criada em 1977 por Castro Guedes que viria a dar origem à atual companhia de teatro profissional de Viana do Castelo, o Teatro do Noroeste – CDV .

José Maria Costa afirmou ainda que a “dinâmica cultural” que a cidade tem vindo a ganhar nos últimos anos deixam-na “em ponto de caramelo” para ser, em 2027, Capital Europeia da Cultura, a que o município se candidatou em junho de 2017.

“Está na altura de dar o salto da internacionalização. Viana do Castelo  está ligada ao mundo. Estamos a 45 minutos de todo o mundo, com dois aeroportos nas proximidades, do  Porto e Vigo, e três universidades nas proximidades, em Braga, Porto e Vigo”, disse.

José Maria Costa, reafirmou que “o município enquadra-se nos objetivos europeus de cooperação cultural, tendo um valioso património cultural na sua identidade”. Segundo o presidente da Câmara da capital do Alto Minho, o concelho “teve sempre o reconhecimento nacional na afirmação do traje a vianesa que representou inúmeras vezes Portugal em diversas manifestações e eventos internacionais”.

O Parlamento Europeu aprovou a 13 de junho do ano passado a lista dos Estados-membros que vão acolher as capitais europeias da cultura entre 2020 e 2033, que prevê que uma cidade portuguesa seja capital em 2027, juntamente com uma localidade da Letónia.

Lançada em 1985, a Capital Europeia da Cultura já esteve “sedeada” por três vezes em Portugal, designadamente em Lisboa (1994), no Porto (2001) e em Guimarães (2012).

Os concursos para a atribuição do título de Capital Europeia da Cultura começam seis anos antes, pelo que, no caso de Portugal, tal só acontecerá dentro de quatro anos, em 2021.

 

RAM -
RAM -
RAM -
RAM -

PUBLICIDADE

Blisq Creative