Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Viana lança Gala de Talentos e está em “ponto caramelo” para ser capital Europeia da Cultura

Rádio Alto Minho

08 Fevereiro 2018, 8:41

Acessibilidade

Publicidade

Viana do Castelo vai lançar uma Gala de Talentos para homenagear os talentos do concelho que estão espalhados pelo mundo. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, na quarta-feira à noite, durante uma tertúlia sobre o futuro da capital do Alto Minho promovida pela vereadora da CDU na Câmara de Porto.

José Maria Costa revelou que o evento vai decorrer “no verão, no espaço exterior do ex-BC9” onde chegou a funcionar o Teatro Estúdio de Arte Realista (TEAR) , companhia criada em 1977 por Castro Guedes que viria a dar origem à atual companhia de teatro profissional de Viana do Castelo, o Teatro do Noroeste – CDV .

José Maria Costa afirmou ainda que a “dinâmica cultural” que a cidade tem vindo a ganhar nos últimos anos deixam-na “em ponto de caramelo” para ser, em 2027, Capital Europeia da Cultura, a que o município se candidatou em junho de 2017.

“Está na altura de dar o salto da internacionalização. Viana do Castelo  está ligada ao mundo. Estamos a 45 minutos de todo o mundo, com dois aeroportos nas proximidades, do  Porto e Vigo, e três universidades nas proximidades, em Braga, Porto e Vigo”, disse.

José Maria Costa, reafirmou que “o município enquadra-se nos objetivos europeus de cooperação cultural, tendo um valioso património cultural na sua identidade”. Segundo o presidente da Câmara da capital do Alto Minho, o concelho “teve sempre o reconhecimento nacional na afirmação do traje a vianesa que representou inúmeras vezes Portugal em diversas manifestações e eventos internacionais”.

O Parlamento Europeu aprovou a 13 de junho do ano passado a lista dos Estados-membros que vão acolher as capitais europeias da cultura entre 2020 e 2033, que prevê que uma cidade portuguesa seja capital em 2027, juntamente com uma localidade da Letónia.

Lançada em 1985, a Capital Europeia da Cultura já esteve “sedeada” por três vezes em Portugal, designadamente em Lisboa (1994), no Porto (2001) e em Guimarães (2012).

Os concursos para a atribuição do título de Capital Europeia da Cultura começam seis anos antes, pelo que, no caso de Portugal, tal só acontecerá dentro de quatro anos, em 2021.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade