Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

VIANA: Professores hoje em protesto em frente à Câmara

Rádio Alto Minho

12 Dezembro 2022, 13:44

Acessibilidade

Publicidade

Os professores de Viana do Castelo marcaram uma concentração para hoje, às 18h00, para a frente da Câmara de Viana do Castelo.

Esta ação está inserida no protesto convocado pelo Sindicato de Todos Os Professores (STOP), nomeadamente a greve por tempo indeterminado que tem provocado vários perturbações nas escolas de todo o país.

Os professores estão em protesto contra as propostas de alteração aos concursos e para exigir respostas a problemas antigos.

O Presidente da República já veio hoje mostrar compreensão para com as reivindicações dos professores.

“Professores têm muito mérito pelo que fazem todos os dias. Os professores são do mais importante que nós temos, conjuntamente com os profissionais de saúde, em termos de função público. Eles são fundamentais e queixam-se muitas vezes com razão. Como professor acompanho [essas reivindicações] desde sempre”, afirmou o chefe de Estado.

O S.TO.P., que representa cerca de 1.300 docentes, refere que a “forma de luta inédita” resulta de uma sondagem realizada no blogue ArLindo, em que 1.720 pessoas apoiaram a realização de uma greve por tempo indeterminado.

Entre as principais reivindicações, o S.TO.P. aponta “questões fundamentais do passado não resolvidas”, defendendo, desde logo, a contabilização de todo o tempo de serviço, o fim das vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões e a possibilidade de aposentação sem penalização após 36 anos de serviço.

Critica também as alterações recentes ao regime de mobilidade por doença, as ultrapassagens na progressão da carreira docente e reivindica soluções para os professores em monodocência e uma avaliação sem quotas.

A greve é igualmente uma resposta às propostas do Ministério da Educação para a revisão do regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente, que está a ser negociada entre a tutela e os sindicatos do setor.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade