Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Vianense Pedro Afonso no campeonato do mundo de kitesurf no Brasil

Rádio Alto Minho

12 Novembro 2019, 14:41

Acessibilidade

Publicidade

Pedro Afonso, de 17 anos, natural de Viana do Castelo, está presente na última etapa do campeonato do mundo de kitesurf que decorrer a partir de hoje e até sábado no Brasil.

Numa altura em que estão realizadas cinco etapas, o velejador português ocupa a 23ª posição num campeonato na categoria Kite-Surf.

Pedro Afonso frequenta o 12º ano do curso de Ciências na Escola Secundária Santa Maria Maior, em Viana do Castelo e é atleta federado do Clube de Vela desde os 8 anos de idade.

Durante os anos de velejador na class optimist, participou em centenas de competições, tendo ganhou diversas regatas nacionais e internacionais. Esteve sempre presente em todas as finais nacionais da sua classe

Este ano, Pedro Afonso, já esteve presente na primeira etapa em Cabo Verde, tendo de interromper a sua participação nas etapas seguintes (Alemanha), devido ao período de exames escolares. Regressou á competição em junho – Espanha, e Marrocos (após a realização dos exames nacionais) onde estiveram presentes cerca de 90 atletas de 26 diferentes nacionalidades e sendo o Pedro era o mais jovem atleta e único representante português.

Este ano, a nível nacional, esteve presente na única prova do Campeonato Nacional no Algarve.

O seu local habitual de treino é na Praia do Cabedelo em Viana do Castelo e conta com o apoio do VIANA BEACH CENTER / VIANALOCALS.

Foi com os resultados obtidos no campeonato de 2018 que teve acesso ao contrato de Praticante de Alto Rendimento, num ano a frequentar o 11º ano, que requereu muito esforço extra para o Pedro, e que só foi possível com a colaboração da escola.

Com uma vida desportiva muito dividida entre o treino e as competições tem ainda outro foco que não descura, consciente da importância de ter um plano b, o jovem, que agora frequenta o 12.º ano na Escola Maior em Viana do Castelo, de quem sempre teve todo o apoio necessário para conciliar o estudo com a competição.

De momento esta a usufruir da colaboração do sistema educativo UAARE – “Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola”.

As UAARE visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade