EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Vianenses celebraram canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires

Andrea Cruz

10 Novembro 2019, 19:23

Acessibilidade

Publicidade

Fiéis, sacerdotes e leigos juntaram-se este sábado junto ao túmulo de Bartolomeu dos Mártires, na Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, templo que o novo santo português mandou erigir, para celebrarem a a sua canonização. Na vigília preparada pela Diocese, o bispo Anacleto Oliveira disse que Bartolomeu dos Mártires “entranhou as enfermidades do seu povo”.

Na noite que antecedeu,a proclamação solene da canonização de Bartolomeu dos Mártires, que decorreu hoje à tarde na Sé de Braga, a vigília de oração dem Viana do Castelo foi marcada por leituras bíblicas e de adoração eucarística, e excertos da obra de Bartolomeu dos Mártires, bem como pela veneração de uma relíquia do “Arcebispo Santo”.

Na sua homilia, o Bispo de Viana do Castelo, que presidiu à celebração, recordou que “Bartolomeu dos Mártires se confrontou com multidões que andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor, não tanto por não terem pastores, mas porque estes, muitas vezes, não estavam junto do seu povo, preocupando-se apenas com os seus interesses pessoais”.

Numa Arquidiocese que, então, era enorme, prosseguiu D. Anacleto, “Bartolomeu encheu-se de compaixão, ou seja, entranhou as misérias e enfermidades dos fiéis que lhe estavam confiados e fez dessas mesmas misérias e enfermidades parte integrante do seu ser, não conseguindo viver sem ter o seu povo em si”.

No final da celebração, foi apresentada publicamente a obra sobre Bartolomeu dos Mártires “A Luz de um Santo”, da autoria de Eugénio Pinto Bolota, e vocacionada especialmente para crianças.

Trata-se de uma publicação da responsabilidade da Paróquia de Monserrate e do Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo. Segundo o Padre Vasco Gonçalves, este é um livro que “quer aproximar o coração e a alma de São Bartolomeu dos Mártires de crianças, jovens e adultos, trazendo a humildade de quem sempre colocou de lado prazeres e vaidades”.

Na vigília de oração participaram, entre outros D.Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco, natural da Diocese de Viana, e o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa.

 

Fotos : Agência Ecclesia

Publicidade

Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - CASTING RAM
Rádio Alto Minho - Auto Araujo

Siga-nos

Comentários

Publicidade