Em comunicado, a organização explicou que o encontro começa a partir das partir das 10h30, para debater “as problemáticas relacionadas com a exploração mineira em Portugal, nomeadamente os processos actuais que envolvem a prospecção e extracção de lítio, que tem suscitado a mobilização de cidadãos em diversas regiões do país”.
Neste encontro, aberto ao público, “estarão presentes todos os movimentos que em cada região têm encabeçado a luta contra esta ameaça ao território, ao meio ambiente e à saúde pública das localidades afectadas, os quais irão intervir durante a manhã”. Serão apresentadas e debatidas “as diversas formas de dinamização cívica, sendo que no período de debate estão previstas as intervenções de associações ambientalistas, bem como dos representantes dos partidos políticos com assento parlamentar, dos quais se espera uma clarificação da sua posição relativamente a este processo”.
Neste momento, está confirmada a presença de 10 movimentos cívicos, dos 7 partidos com assento parlamentar, representantes de presidentes de câmara do distrito de Viana do Castelo e de 8 associações, entre elas Quercus, m-APA e ContraMINAcción, que serão oradores neste fórum.