EMISSÃO ONLINE
OUVIR
Regional

Vila Praia de Âncora quer transformar-se em capital nacional do espadarte

Rádio Alto Minho

10 Agosto 2018, 20:23

Acessibilidade

Publicidade

António Cunha, o maior armador de pesca de espadarte do país, quer transformar Vila Praia de Âncora, terra natal, na capital nacional do espadarte.

O proprietário da Baleeira Pescas, empresa com sede na vila, é o promotor do Festival Gastronómico do Espadarte que está decorrer até dia 19, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, com o apoio da Câmara de Caminha, do Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.

Em declarações à Rádio Alto Minho, António Cunha disse que esse é o “maior desafio” dos próximos tempos, para “projetar” o nome de Vila Praia de Âncora.

Durante os dez dias da quinta edição do evento, que decorre numa tenda de grandes dimensões, o armador espera vender cerca de cinco toneladas de espadarte e ultrapassar, “entre 10 a 20% o número de visitantes do ano passado, que foi de 10 mil pessoas”.

António Cunha, que começou a pescar com uma embarcação de seis metros é hoje proprietário de cinco barcos de pesca que pescam espadarte na Terra Nova.

No Festival Gastronómico do Bife de Espadarte que decorre até dia 19, o visitante pode apreciar as mais variadas formas de confecionar este peixe, desde a sopa “chorinha” ao espadarte de vinagrete, na brasa, em filetes, de cebolada ou ao ‘hambúrguer’ e, este ano, em arroz.

O espadarte é um peixe de grandes dimensões e muito versátil, que pode ser consumido como prato principal ou em saladas.

A ideia de organizar um evento gastronómico exclusivamente dedicado ao espadarte surgiu em 2014 por iniciativa de António Cunha.

A cozinha do festival, onde trabalham cerca de 40 pessoas, é dirigida pela família, designadamente a esposa do armador, a “chefe” responsável pelas iguarias que saem para as mesas.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Lusomotor
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Cerqueira’s

Publicidade

Rádio Alto Minho - Ramallosa 2000
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus
Rádio Alto Minho - Eletro Borlido
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual

Siga-nos

Comentários

Publicidade