Vila Praia de Âncora transforma-se num grande jardim a partir de quinta-feira
26 Abril 2026, 12:50
O Vila Praia em Flor está de regresso às ruas de Vila Praia de Âncora de 30 de abril a 3 de maio.
Em comunicado, a Câmara de Caminha refere que, este ano, o evento terá “mais cor, mais alegria, mais animação, mais espaços e mais expositores”.
“Um evento com várias novidades, onde estão bem presentes as nossas tradições, usos e costumes. Exposições, mercados, desfile florido, festival de folclore, arruada de bombos, III Rota Primavera, caminhada florida, concertos, skate Park, espetáculo de zumba e espaço lúdico para criança dão o mote a esta edição”, pode ler-se.
Ao longo de quatro dias, Vila Praia de Âncora transforma-se “num grande jardim e num palco vivo de atividades, que envolvem a comunidade local, associações, escolas, IPSS, coletividades e artistas do concelho de Caminha, reforçando o espírito de participação e identidade local”
“Nesta edição, os Mercados da Flor e do Artesanato e das Coletividades contam com mais expositores. Houve um acréscimo da procura. Nestes mercados vamos encontrar os mais variados tipos de plantas e flores e artigos associados à temática da flor, tais como: cerâmica, madeira, bordados, crochet, cera, cestaria, entre outros”, realça.
Entre os destaques do programa estão as exposições “O Meu Jardim Florido” e das Maias “Contra o Mau Olhado”, que reúnem trabalhos criativos das crianças dos jardins de infância e escolas do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas do Concelho, utentes das instituições de solidariedade social do concelho. É de realçar que na exposição das Maias “Contra o Mau Olhado” participam todas as instituições de solidariedade social do concelho e todas os jardins de infância e escolas do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas do Concelho.
Quanto às novidades, realçamos o alargamento do evento à zona das Camboas com a atividade Skate Park – Sobre Rodas e ao Monte Calvário, com a Noite de Fados Ecos do Património, dois locais emblemáticos da Vila.






















