EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Vinho Alvarinho cresce em “quantidade e qualidade” na vindima deste ano

Ana Peixoto Fernandes

15 Setembro 2020, 9:13

Acessibilidade

Publicidade

Este promete ser um bom ano de vinho Alvarinho. A julgar pela vindima que ainda está decorrer, a produção da casta na sub-região Monção Melgaço cresceu em quantidade e qualidade.

Tudo indica que 2020 seja um ano de maior produção de uva para a maioria dos produtores da Sub-região de Monção e Melgaço, que por estes dias vive a azáfama da vindima. O presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Manuel Pinheiro estima que a colheita supere, em termos de quantidade, a de 2019 “em cerca de 15 por cento”.

“Esta sub-região é a que mais cresce este ano em termos produção.”, disse, referindo que a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, “vai ficar um pouco acima do ano passado, mas não tanto como Monção e Melgaço”. Com as vindimas a decorrer até outubro, avança um possível acréscimo geral de “cerca de nove por cento”.

Anselmo Mendes, enólogo e novo Presidente da Associação de Produtores de Alvarinho (APA), avalia: “Este ano está a ser excecional do ponto de vista da qualidade das uvas. Quanto aos vinhos, temos que aguardar algum tempo”. E considera que a pandemia talvez tenha ajudado à boa colheita. “A vinha foi onde nós [produtores] nos refugiamos no confinamento. Passamos mais tempo nas vinhas”, comentou.

 

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Decisões e Soluções
Rádio Alto Minho - RETOMA RAM

Publicidade

Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)
Rádio Alto Minho - 100% ProAuto

Siga-nos

Comentários

Publicidade