Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

World Explorer parte de Viana em viagem de homenagem aos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães

Rádio Alto Minho

01 Outubro 2019, 12:02

Acessibilidade

Publicidade

O navio World Explorer parte esta quarta-feira do porto de Viana do Castelo rumo à Argentina, passando pelo Brasil, numa viagem de comemoração da circum-navegação levada a cabo pelo navegador português Fernão de Magalhães.

O primeiro navio oceânico integralmente concebido e fabricado em Portugal chega, pela primeira vez, ao terminal de cruzeiros de Lisboa na quinta-feira, onde, cerca das 18:00 é palco de uma cerimónia de apresentação, pelos CTT, de um selo comemorativo dos 500 anos da viagem que, em 1519, Fernão de Magalhães, ao serviço da coroa espanhola, iniciou, provando a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

A cerimónia inclui ainda o batismo do auditório do World Explorer com o nome do navegador português, onde será apresentado o ‘trailer’ do documentário “Forever Frontier”, de Leonel Vieira.

O navio de expedições, construído nos estaleiros da WestSea, em Viana do Castelo, parte de Lisboa no dia 04 de outubro numa viagem de travessia do Atlântico até ao porto de Ushuaia no sul da Argentina, passando pelo Brasil.

Segundo a Mystic Cruises, de Mário Ferreira, esta viagem pretende “honrar os 500 anos da circum-navegação do navegador Fernão de Magalhães”.

“Na altura este primeiro troço demorou 395 dias. Esta mesma viagem terá agora a duração de 30 dias com paragens em múltiplos portos”, refere a empresa.

O World Explorar é o primeiro de três navios oceânicos encomendados pelo grupo do empresário Mário Ferreira à Martifer e que custou cerca de 70 milhões de euros.

As comemorações dos 500 anos sobre o início da primeira viagem de circum-navegação vão estender-se por três anos, os mesmos que durou a expedição iniciada por Magalhães e concluída pelo navegador espanhol Sebastian Elcano.

A viagem foi organizada pelo navegador português Fernão de Magalhães, com o financiamento do rei de Espanha, e comandada por ele até à sua morte, nas Filipinas, em 1521, a partir de onde ficou sob comando do navegador espanhol Juan Sebastián Elcano.

Na segunda-feira, o Terminal de Cruzeiros de Leixões recebeu o World Explorer.

Numa publicação na sua página oficial no Facebook, o Porto de Leixões explicou que o navio, “considerado pela alemã NABU – Natural and Biodiversity Conservation Union como uma das embarcações de cruzeiro menos poluentes e sustentáveis da Europa, chegou ao terminal de cruzeiros “com 175 passageiros a bordo, na sua maioria alemães e onde terminou uma viagem de 12 noites”.

Na segunda-feira, o World Explorer foi palco de uma “cerimónia de troca de placas comemorativas da ocasião entre o comandante do navio e a autoridade portuária”.

“Esta cerimónia contou ainda com a presença de Mário Ferreira (presidente do grupo Mystic Invest) e da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, entre outros convidados”, explica a publicação do Porto de Leixões.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade