EMISSÃO ONLINE
OUVIR
Regional

XXII Festival de Folclore do Alto Minho promove seis galas de 16 a 22 de julho

Andrea Cruz

11 Julho 2018, 12:16

Acessibilidade

Publicidade

O XXII Festival de Folclore Internacional do Alto Minho vai promover, em Viana do Castelo, de 16 a 22 de julho, seis galas que vão reunir cerca de 200 dançarinos de grupos oriundos da Guiné, Polónia, Bolívia, Itália, Colômbia e Peru

O festival, organizado pela Vianafestas, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, conta ainda  com a presença dos grupos anfitriões de Viana do Castelo .

Maria José Xavier, presidente da comissão organizadora, “considera que este Festival de Folclore Internacional é uma oportunidade para troca de experiências entre os grupos participantes”.

Este é um Festival C.I.O.F.F. (Conseil International des Organisations de Festivals de Folklore et d’Art’s Traditionnels) que acontece ao longo de uma semana e vai promover diversas galas em locais variados, incluindo ainda desfiles e atuações pelas ruas da cidade e em diversas instituições de solidariedade social.

No dia 17, às 15:00, os grupos participantes vão atuar e desfilar pelas ruas da cidade, acontecendo a receção oficial na Porta Mexia Galvão, pelas 17:30, seguida de um jantar convívio.

No dia 18 , os grupos vão atuar em instituições de solidariedade social e, à noite, pelas 22:00, decorrerá a Gala de Abertura, reunindo todos os grupos na Praça da República.

No dia 19,  acontecerá a Gala da União , pelas 22:00, com os grupos da Guiné, Polónia, Peru e Portugal, contando ainda com a presença de um grupo vianense convidado.

No dia 20 , o programa inclui a Gala da Família, no Centro Cultural de Viana do Castelo, pelas 15:00, com todos os grupos, e à noite, pelas 22:00, decorrerá a Gala Santoinho, na Fundação Santoinho, na freguesia de Darque.

No dia 21, sábado, entre as 10:00 e as 13:00, será promovida a Viana Sensorial, uma experiência para estimular os cinco sentidos numa mesma cidade, com exibições de dança, mostra de produtos gastronómicos pelos grupos internacionais e exposição de um traje de cada grupo visitante nos Antigos Paços do Concelho.

Na noite desse dia, a Praça da República será o palco da Gala da Fraternidade, pelas 22:00, reunindo dançarinos de Bolívia, Itália, Colômbia e Portugal, contando também com a presença de um outro grupo vianense convidado.

No dia 22 , todos os grupos participam numa missa que acontece em Santa Luzia, às 12:00, seguida de um piquenique de convívio. Os grupos voltam a desfilar e a atuar nas ruas da cidade nessa tarde, pelas 17:30.

A Gala de Encerramento contará com a participação de todos os grupos, na Praça da República, pelas 22:00.

No Festival de Folclore do Alto Minho vão participar o Grupo Cultural Netos de Bandim, da Guiné; o Estúdio de Danza y Arte Expresiones Bolívia de Gustavo Fernandez García, da Bolívia; Ballet Folklórico Tierra Colombiana, da Colômbia; Folk Song and Dance Ensemble “WROCŁAW”, da Polónia; Centro de Folklore de la Universidad Peruana Cayetano Heredia, do Perú; e Folk Group “Triskelion” of Roccalumera, de Itália.

 

Foto Ricardo Sousa/DR- RAM

Publicidade

Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - SofásZone
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Lusomotor

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus
Rádio Alto Minho - Motriviana – CLÍNICA
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual

Siga-nos

Comentários

Publicidade