EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Download +Viana

João Evaristo – Distribuição Alimentar (+Viana)

Rui Gonçalves

27 Abril 2019, 8:00

Acessibilidade

Publicidade


“João Evaristo – Distribuição Alimentar”
Emissões: Sexta, 26.04.19 (12h30 e 18h30) | Domingo, 28.04.19 (20h)


A João Evaristo P. Pires nasceu em Viana do Castelo a 24 de Agosto de 1987.
Com João Evaristo e a esposa Isabel Pires como fundadores, a empresa começou por comercializar charcutaria e queijos no concelho de Viana, operando a partir da sua residência familiar.


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:



Depois de um primeiro ano de atividade ligado à comercialização e distribuição de charcutaria e laticínios, a 14 de Abril de 1988, a João Evaristo consegue a representação do produto que viria a ser o garante do negócio no futuro da empresa. A representação dos iogurtes da Longa Vida, que obrigou à instalação da primeira câmara de frio da empresa na garagem da residência, elevou os patamares do negócio gerido pelo casal. Um negócio que surge da crença de João Evaristo num produto que à data era escasso no mercado.

Estávamos em 1989 quando a empresa começa a alargar a sua área de actuação ao concelho de Caminha. Em 1991 a João Evaristo alarga para os concelhos de Vila Nova de Cerveira e Valença, atingindo na altura 128 clientes regulares. Fruto do crescimento alcançado adquirem a 2ª viatura, e Isabel Pires, que se despedira da empresa onde trabalhava, começa também a fazer distribuição, para ajudar o crescimento da empresa (ouvir áudio).



Apesar de todas as dificuldades iniciais, em 1996 a empresa João Evaristo adquiriu a sua 3ª viatura. Com a aquisição do seu 1º funcionário, a empresa consegue alargar a sua área de atuação para os concelhos de Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Paredes de Coura, passando a integrar 216 clientes nas suas rotas de distribuição.

Em 1997, chega a 4ª viatura e novas áreas de actuação, nomeadamente os concelhos de Ponte da Barca, Esposende e Povoa de Varzim, e mais tarde em 1998, os concelhos de Monção e Melgaço, atingindo na altura a meta de 388 clientes.

Apesar do rápido crescimento nas áreas de atuação, a grande dificuldade da empresa sempre foi a disponibilidade financeira para acompanhar as necessidades e metas estabelecidas. Contudo, em 1999, dá-se o ano da grande expansão e consolidação da empresa. Na Zona Industrial de Neiva, implanta um Armazém com 650 m2 e camara de frio com 225 m2. A 5ª viatura chega à empresa e Barcelos integra também as zonas de distribuição, atingindo 468 clientes na região norte.

60% do negócio da empresa João Evaristo está ligado à distribuição de Iogurte. Com uma marca própria, a Estrela Mestra, e diversos produtos na área da charcutaria, a empresa de João e Isabel, teve um crescimento de 258% entre 1997 e 2001 (ouvir áudio).



Apesar de afastada das lides da empresa por motivos de saúde, mas em atividade num outro setor de investimento da vida do casal, Isabel Pires continua  a marcar presença na João Evaristo diariamente e a dar apoio à já grande estrutura do negócio. Atualmente como concessionário da Nestlé nesta zona do país, a frota de frio da João Evaristo Distribuição Alimentar é já de 11 viaturas e o numero de colaboradores ultrapassa as duas dezenas.

Com um crescimento anual acima dos dois dígitos, a empresa liderada por João Evaristo orgulha-se de manter um quadro de pessoal fiel desde o primeiro dia. Com a clara missão de “proporcionar um serviço e produtos de excelência aos clientes, sustentado em parcerias com os fornecedores”, João Evaristo identifica a gestão financeira da empresa e a sua componente logística, como as principais dificuldades na gestão do negócio.Em contrapartida, a paixão pelo trabalho é o gatilho para a realização profissional de João e da família. 32 anos após o inicio de atividade da empresa, os motivos de orgulho de João Evaristo são partilhados pela esposa Isabel Pires, que recorda este trajeto com saudade (ouvir áudio).



Atualmente dividida em 3 setores: Área comercial, logística e financeira, a empresa João Evaristo Distribuição Alimentar conta 1300 clientes em carteira, deste os pequenos mini-mercados e cafés aos restaurantes e grandes superfícies, e com a empresa em constante crescimento, João Evaristo continua a “sonhar”. Para o futuro a estratégia da empresa passa pela implementação de novos produtos e pela construção de novas instalações.


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:


“João Evaristo – Distribuição Alimentar”
Emissões: Sexta, 26.04.19 (12h30 e 18h30) | Domingo, 28.04.19 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Blisq Creative

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)

Publicidade

Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual
Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)
Rádio Alto Minho - Cronograma

Siga-nos

Comentários

Publicidade