Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Download +Viana

+Minho: Atelier SAMTHIAGO®

Rádio Alto Minho

27 Maio 2016, 13:16

Acessibilidade

Publicidade


+Minho: “Atelier SAMTHIAGO®”
Emissões: Sexta, 27.05.16 (12h30 e 18h30) | Domingo, 29.05.16 (20h)


O +Minho desta semana foi visitar uma das empresas de sucesso de Viana do Castelo, um dos mais importantes nomes a atuar em Portugal no sector da conservação e restauro.

O ATELIER SAMTHIAGO é a empresa convidada da semana no +Minho. Uma marca registada que identifica comercialmente a sociedade Carlos José Abreu da Silva Costa, Lda., constituída em 2005, cuja área de atuação se centra na conservação e restauro do património histórico e artístico.


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:



Carlos Costa é o gerente desta sociedade sediada em Viana do Castelo. O empresário, natural de Lisboa, sempre foi um apaixonado pela área das artes, enveredando por este sector na sua formação e começando de imediato a realizar diversos trabalhos como freelance. 

Já com o nome ATELIER SAMTHIAGO, em 2005 Carlos Costa ganha o seu primeiro concurso público para um dos trabalhos marcantes de inicio de carreira: O restauro de peças do Laboratório Químico da Universidade de Coimbra (ouvir áudio).



Para o ATELIER SAMTHIAGO, cada obra de arte é preservada e estudada tendo como ponto de partida a sua unicidade e as suas características próprias. A empresa possui hoje uma imagem de referência e rege-se pelo rigor de procedimentos, transparência de processos e qualidade de resultados.

O ATELIER SAMTHIAGO possui uma firmada expressão nacional, sendo reconhecida e atuando em qualquer ponto do nosso território, encontrando-se também a intentar esforços para um processo de internacionalização. A empresa atua sobretudo em 4 mercados: O estado português, a igreja católica, trabalhos em sub-empreitada para grandes obras particulares e ainda no mercado de pequenos consumidores. Entre os principais trabalhos desenvolvidos pelo atelier está desde logo uma das salas do Palácio de Belém, sede da Presidência da Republica.

O ATELIER SAMTHIAGO abriu portas com Carlos Costa como único técnico da empresa, ajudado sempre que possível pela esposa e pelo pai. Com o surgimento de novos e mais complexos trabalhos, o ATELIER SAMTHIAGO foi recrutando mais técnicos, fazendo neste momento parte dos quadros da empresa uma equipa base de 6 pessoas, reforçada ainda, sempre que necessário, por elementos externos contratados para o efeito. Para Carlos Costa, a chave do sucesso no crescimento da empresa é a qualidade do trabalho desempenhado, cujo reconhecimento vai passando palavra e garantido localmente novos trabalhos ao atelier.

Esta área de negocio ainda não está ainda certificada. Contudo, para poder corresponder às necessidades de cada trabalho e respetivamente poder candidatar-se a obras no setor publico, são necessários vários requisitos aos quais o ATELIER SAMTHIAGO consegue dar resposta. Não obstante a empresa não ter qualquer problema na quantidade de propostas de trabalho que lhe chega constantemente, Carlos Costa considera que existem muitas empresas neste ramo de negócio, sobretudo para aquilo que é a dimensão do mercado nacional (ouvir áudio).



Este mês de Maio o Atelier SAMTHIAGO foi noticia ao vencer o prémio “Conservação e Restauro 2016”, um galardão atribuído pelo projeto “S.O.S. Azulejo”. O prémio foi entregue à empresa pela intervenção realizada na Sala D. Manuel do Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa. Uma atribuição de iniciativa e coordenação do Museu da Polícia Judiciária e que conta com as parcerias da Associação Nacional de Municípios Portugueses, da Direção Geral do Património Cultural, do Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, do Instituto Politécnico de Tomar, da Universidade de Aveiro, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública.

Neste trabalho, o júri evidenciou o “excecional nível da candidatura e contributo para a valorização do património azulejar português”. De referir que a intervenção, promovida pela Direção Geral do Património Cultural e patrocinada pela Fundação Millennium BCP, incidiu sobre a recuperação do espólio azulejar da autoria de Manuel dos Santos, um dos mais sonantes nomes do Ciclo dos Mestres no período áureo da azulejaria portuguesa (ouvir áudio).



Carlos Costa é o gerente do ATELIER SAMTHIAGO. 11 anos após abertura de portas, o gestor sente um enorme orgulho pelo percurso que percorreu até os dias de hoje. Se no inicio era dele a responsabilidade total da empresa, desde a sua organização, orçamentos, estaleiro até à obra propriamente dita, hoje e devido ao volume de trabalho do atelier, Carlos dedica maioritariamente o seu tempo ao escritório e à gestão da empresa, à orçamentação e ao acompanhamento em obra.

Considerando que o ATELIER SAMTHIAGO está numa fase de maturidade avançada, Carlos Costa não deixa de estabelecer novas metas para a empresa, passando a internacionalização pelos seus objetivos a médio prazo (ouvir áudio).



Carlos Costa é o rosto de um empresário que se realiza através daquilo que faz. Para alem do brio na gestão desta empresa e de tudo o que ela representa, Carlos Costa orgulha-se ainda do ATELIER SAMTHIAGO se envolver na escrita de diversos artigos de especialidade, na formação, apresentações e palestras de esclarecimento nas diversas áreas que domina.

O Atelier SAMTHIAGO foi o convidado da semana no programa +Minho. A empresa é atualmente uma das mais importantes do setor da conservação e restauro de arte em Portugal, tendo vindo a desenvolver importantes intervenções em todo o território nacional: Mosteiro dos Jerónimos, Palácio Nacional da Pena, Palácio de Belém, Catedral de Santarém, Catedral de Viana do Castelo ou Catedral da Guarda, são apenas alguns exemplos das inúmeras intervenções levadas a cabo nos últimos 11 anos. A empresa conta ainda no seu portfólio com trabalhos premiados, tendo vindo a desenvolver serviços no mercado externo, com especial destaque para o mercado de proximidade em Madrid ou Valladolid, Espanha. Entrando com o pé direito num novo trimestre, a empresa acabou de vencer recentemente o prémio “Conservação e Restauro 2016”, um galardão atribuído pelo projeto “S.O.S. Azulejo” (ouvir áudio).


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:


+Minho: “Atelier SAMTHIAGO®”
Emissões: Sexta, 27.05.16 (12h30 e 18h30) | Domingo, 29.05.16 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves
Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoio: Blisq Creative

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Siga-nos

Comentários

Publicidade