Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Download +Viana

+Minho: Ponte Neiva | Zé dos Leitões

Rádio Alto Minho

24 Junho 2016, 12:51

Acessibilidade

Publicidade


+Minho: “Ponte Neiva | Zé dos Leitões”
Emissões: Sexta, 24.06.16 (12h30 e 18h30) | Domingo, 26.06.16 (20h)


No + Minho desta semana vamos abir-te o apetite.

Vamos falar de boa gastronomia e em particular de dois espaços que são referência no norte do país, numa das iguarias mais apreciadas dos portugueses: O leitão.

No +Minho desta semana vamos dar-te a conhecer o Restaurante Ponte Neiva e o Zé dos Leitões.


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:



João José Dias é sócio gerente dos Restaurantes Ponte Neiva em S. Romão do Neiva e Zé dos Leitões, em Forjães, Esposende. Estas duas unidades, sobejamente conhecidas no norte do país, são o ponto de encontro semanal de bons apreciadores da gastronomia minhota e em particular pela sua especialidade gastronómica: O Leitão.

João José Dias tem 46 anos, é natural de Amares – Vila Verde e tal como muitos outros conterrâneos à época, veio trabalhar para a restauração no litoral do país. A necessidade financeira da família levou o jovem João a deixar a vida de seminarista e a iniciar a vida profissional em Esposende.

Ao fim de 5 anos a trabalhar em Esposende, João integrou os quadros do Restaurante Ponte Neiva em S. Romão do Neiva, na altura denominado de Silva dos Leitões. Apesar da sua juventude e dos poucos recursos financeiros que tinha, quando lhe foi proposto adquirir o negócio, João e a esposa decidiram aceitam a proposta e tomar conta do negócio.

João José Dias aprendeu a arte de cozinhar o leitão no Restaurante Ponte Neiva e desde então, esta iguaria virou uma das paixões da vida do empresário. Segundo o gerente, não há segredos na confecção desta iguaria. Há apenas técnica e as quantidades certas nos ingredientes do molho (ouvir áudio).


004


Quando tomou conta do negócio em 1998, João José Dias assegurou os 7 postos de trabalho existentes na empresa. O mesmo número que hoje em dia asseguram o quotidiano da unidade de S. Romão, aumentando contudo nos períodos de maior volume de trabalho. Em termos de recursos humanos, o empresario apostou sempre em recrutar mão de obra qualificada e preocupou-se sempre a formar o melhor possível cada profissional.

A sociedade mudou ao longos dos anos e a área da restauração não fugiu à regra. Mas não foram só as regras da atividade que mudaram. Passados 12 anos na gestão do Restaurante Ponte Neiva, espaço que mantém em regime de aluguer, João José Dias decidiu também dar um passo em frente no futuro da sua vida profissional. Deste modo, em 2009, o empresário e a esposa decidem investir numa nova empresa no mesmo ramo e no mesmo segmento de negócio. Fazem então nascer uma nova marca, o Restaurante Zé dos Leitões, na vila de Forjães – Esposende (ouvir áudio).



Situado na saída A28 (Antas/ Castelo de Neiva), à entrada da localidade de S. Romão do Neiva, o Restaurante Ponte Neiva tem capacidade para 280 pessoas e está envolvido por uma paisagem unica do Minho. As especialidades apontam para uma cozinha nortenha, onde o Leitão ganha naturalmente destaque, sendo confeccionado em fornos a lenha.

Inaugurado em 2008, na vila de Forjães, o Restaurante Zé dos Leitões tem capacidade para 135 pessoas e oferece igualmente uma viagem pelos sabores da cozinha tradicional minhota, num ambiente de conforto e simpatia. Uma refeição farta, colorida, mas sobretudo saborosa, que aguça o paladar com aromas requintados mas ao mesmo tempo rústicos e típicos. O destaque vai para o peixe e naturalmente para o leitão assado em forno a lenha.

Em média e em época baixa, assam-se nestas duas unidades cerca de 30 leitões por domingo. Contudo, em épocas festivas, já houve dias de se assarem mais de 100 leitões por dia. Trabalhar muito não significa ter muito lucro diz João José Dias. Difícil é fazer a gestão da empresa em geral, suportando os custos de manutenção dos espaços e os altos encargos fiscais.

Se as dificuldades são uma constante para quem tem a responsabilidade de gerir um negócio, trabalhando muitas vezes mais de 15 horas diárias ao fim de semana, esse mesmo empenho resulta naquilo que pode ser considerada a chave do sucesso na longevidade do Ponte Neiva e do Zé dos Leitões.

Com quase 3 décadas de experiencia neste ramo, são muitas as historias de felicidade partilhadas à mesa dos espaços que dirige. São também muitas as histórias de reconhecimento do trabalho desenvolvido e João José Dias não se inibe de reconhecer o mérito, apoio e dedicação da esposa que o acompanha nesta aventura. Não fugindo a qualquer tema, o empresário reconhece que, por vezes, também acontecem coisas menos positivas.



Para o futuro, João José Dias vê com alguma apreensão a evolução da atividade. Para o empresário, a restauração vive momentos conturbados, com baixas margens de lucro, fruto da carga fiscal e de uma agressiva concorrência no setor, inviabilizando para já um maior investimento nas empresas que dirige.

João José Dias, socio-gerente dos Restaurantes Ponte Neiva e Zé dos Leitões, foi o nosso convidado da semana no programa +Minho. Líder de mercado em Viana do Castelo na confecção e venda de leitão assado, o empresário é também um impulsionador do turismo no Alto Minho e na preservação dos usos e costumes da região. Nesse sentido, a escolha musical do nosso convidado só podia recair num artista da terra (ouvir áudio).


Sem Título


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:

+Minho: “Ponte Neiva | Zé dos Leitões”
Emissões: Sexta, 24.06.16 (12h30 e 18h30) | Domingo, 26.06.16 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves
Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoio: Blisq Creative

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Siga-nos

Comentários

Publicidade