EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Download http://server.radioaltominho.pt/MAISViana_080_Morais_Pires.mp3 +Viana

Morais & Pires, Lda (Papelarte)

Fernando Serrão

26 Outubro 2019, 8:00

Acessibilidade

Publicidade


“Morais & Pires, Lda.”
Emissões: Sexta, 25.10.19 (12h30 e 18h30) | Domingo, 27.10.19 (20h)


Canetas, lápis, marcadores, cartolinas, mas também livros escolares, cadernos, mochilas, estojos e muito mais… Decorria o ano de 1996 quando nasceu a Papelarte na Rua de Santo António no centro de Viana do Castelo, fruto de uma sociedade familiar. A ideia inicial foi criar uma papelaria voltada para as artes plásticas, daí o nome Papelarte, para colmatar um vazio que existia neste tipo de comércio em Viana do Castelo, como refere José Morais Soares, um dos seus responsáveis.

O local mantém-se o mesmo, na Rua de Santo António, no centro da cidade, desde a criação da papelaria, mas com a diversificação da oferta e o aumento dos clientes ao longo dos tempos, houve necessidade de aumentar o espaço. A comercialização do livro escolar foi, contudo, o principal motivo.

Recentemente os responsáveis da Papelarte depararam-se com um problema que tiveram de ultrapassar. Com a criação da loja online, tiveram de abdicar do nome Papelarte, porque já existia outra loja virtual com o mesmo tipo de actividade registada com esse nome. Morais & Pires foi, naturalmente, o nome escolhido, tendo até optado por publicitar esta mudança porque, segundo José Morais Soares, “não se pode tirar o nome Papelarte da cabeça das pessoas”. (ouvir audio)


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:



A diversidade de serviços voltados para o cliente que a Morais & Pires (Papelarte) presta é importante, mas o serviço voltado para as artes é nuclear, se bem que em Viana do Castelo há, pelo menos, três locais que comercializam produtos ligados às artes e a possibilidade além de que o cliente pode ainda procurar maior diversidade desses produtos nos grandes centros como o Porto ou Vigo. Enveredar pela prestação de serviços complementares como a organização de workshops, é uma hipótese que precisa de melhores dias para ser posta em prática.

Paralelamente aos produtos ligados às artes, a comercialização dos livros escolares é uma vertente muito importante para este negócio, apesar de sazonal e de conter algum risco, além de requerer investimento.

Depois, paralelamente, há a venda do outro material escolar associado. Mas já teve melhores dias… (ouvir audio)



Há clientes que continuam a ser fiéis, mas o movimento fora das épocas sazonais, como a do livro escolar, é muito reduzido. As compras online e as grandes superfícies ditam os novos tempos.

O que José Morais Soares nos refere, leva-nos à questão da concorrência, nomeadamente a chegada das grandes superfícies. De que forma viveram a chegada destes grandes espaços que se dedicam a este ramo de actividade e será que sentiram esse impacto? (ouvir áudio).



Porque já aqui foi aflorada, a Morais & Pires (Papelarte) dispõe de uma loja online, loja virtual como gosta de chamar o nosso interlocutor, que nasceu da necessidade de ir ao encontro das necessidades do cliente e não se pode perder a viagem.

Loja física, loja virtual, encomendas, períodos sazonais… como funciona a Morais & Pires em termos de recursos humanos? 

E como é que este responsável perspectiva o futuro deste negócio no mercado de hoje…

A sugestão musical com que terminamos esta emissão, veio por influência do seu filho, como explica José Morais Soares. (ouvir audio)


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:


“Morais & Pires, Lda.”
Emissões: Sexta, 25.10.19 (12h30 e 18h30) | Domingo, 27.10.19 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Fernando Serrão | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Blisq Creative

Publicidade

Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - CASTING RAM
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)

Siga-nos

Comentários

Publicidade