EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Download +Viana

Ovnitur, 30 anos e as viagens continuam (+Viana)

Rui Gonçalves

29 Dezembro 2018, 8:00

Acessibilidade

Publicidade


“Ovnitur, 30 anos e as viagens continuam”
Emissões: Sexta, 28.12.18 (12h30 e 18h30) | Domingo, 30.12.18 (20h)


Nesta edição “+Viana”… vamos de viagem.

O + Viana deste mês dá-nos a conhecer a Ovnitur, uma empresa que surge no mercado no ano de 1987, com sede social na vila mais antiga de Portugal – Ponte de Lima – e duas filiais, uma na cidade de Viana do Castelo e outra em Lisboa.

Adquirida por Águeda e Francisco Oliveira em 1998, a Ovnitur, assumidamente uma empresa ligada ao setor das viagens turísticas, contava na altura com apenas duas agências de viagens e dois autocarros.

Francisco Oliveira, 51 anos, natural de Vitorino de Piães, concelho de Ponte de Lima, é o atual proprietário da Ovnitur.


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:



Francisco Oliveira, na altura empresário de sucesso ligado ao setor da construção civil, com atividade em França, Alemanha e Portugal, viu na Ovnitur a possibilidade de expandir os seus negócios e diversificar os seus investimentos.

O inicio da década de 2000 e as diversas oportunidades decorrentes de eventos como o Euro2004 e outros, levaram o empresário a investir na empresa que adquirira anos antes. A restruturação da imagem gráfica da empresa, a aposta na qualidade dos autocarros e no aumento de unidades de transporte com diversas tipologias e capacidades, o investimento nas viagens organizadas e na expansão da empresa para outras áreas geográficas, catapultou a Ovnitur para nova realidade empresarial.

Preservando o estatuto de agência de viagens desde a sua génese até aos tempos atuais, a Ovnitur cresceu e atualmente presta um variado leque de serviços turísticos, desde pacotes de férias, viagens turísticas, voos, hotéis, cruzeiros, rent-a-car ou transferes, sempre preparada para ajudar os seus clientes a escolher o melhor destino de férias, o voo mais barato ou organizar uma viagem motivacional para os colaboradores da sua empresa (ouvir áudio).



Este crescimento e reconhecimento nacional e internacional tornou imperativa abertura de uma filial em Lisboa, corria o ano 2010. Não obstante o sucesso das agências de viagens, no decorrer das últimas duas décadas, a gerência apostou cada vez mais no setor do transporte de passageiros em autocarros, tendo desenvolvido um trabalho sólido, assente no profissionalismo e qualidade na prestação de serviços, priorizando a satisfação dos seus passageiros e clientes.

A evolução de toda a estrutura da Ovnitur levou a que a empresa tivesse de desenvolver e fazer crescer as suas próprias infraestruturas, preparadas para albergar todo o backoffice inerente ao transporte público de passageiros, bem como uma oficina equipada ao mais alto nível, preparada para prestar a devia assistência à frota. É neste contexto que surge em 2017 a nova sede e centro de negócios, situado em Nogueira, Viana do Castelo. Com uma localização estratégica junto à A27, a nova sede está ligada ao resto do país com fácil acesso à A28 e à A3, facilitando desta forma a movimentação das suas viaturas para os mais variados destinos (ouvir áudio).



A frota da Ovnitur constitui-se por mais de 100 autocarros com lotações entre os 8 e os 72 lugares, com uma média de idade atual de 6 a 8 anos, características de transporte urbano, interurbano, turismo e turismo de longo curso e ainda autocarros panorâmicos e comboios turísticos.

Segundo Francisco Oliveira, todas as viaturas da Ovnitur primam pela qualidade, sendo a maioria dotada de toda a tecnologia e os mais modernos sistemas de segurança e conforto. Para além disto, devido ao facto de a maioria estar mecânica e esteticamente preparada para a vertente do turismo e longo curso, estão igualmente equipadas com cintos de 2 e 3 pontos, WIFI, fichas USB e sistema de GPS. Algumas possuem ainda WC e, nas categorias de urbanas e de turismo, plataformas elevatórias facilitadoras de acesso a passageiros com mobilidade reduzida.

Primar pela modernidade e acompanhamento dos tempos, mas sempre com o enfoque no cliente e na sua segurança é a missão da Ovnitur. Prova disso é o fato de a empresa estar totalmente apta para o transporte coletivo de crianças, sendo que as suas viaturas estão equipadas com cadeirinhas ou bancos elevatórios, cumprindo todas as exigências constantes na Lei em vigor, bem como os seus motoristas instruídos para no início de cada viagem informarem os passageiros de todas as regras de segurança.

Como empresa em expansão e uma inspiração para muitos, a Ovnitur reconhece a sua quota de responsabilidade social e ambiental, promovendo um desenvolvimento sustentável com a aquisição de viaturas que cumpram as normativas europeias em relação à emissão de gases poluentes (ouvir áudio).



Em constante crescimento desde o inicio da sua atividade, a Ovnitur já contempla nos seus quadros 160 funcionários diretamente ligados ao grupo. Algo notável se nos recordarmos da crise que o país viveu nos últimos anos, sobretudo sendo este um ramo de negocio que opera na área do lazer. Segundo Francisco Oliveira, tal deve-se ao aproveitamento das oportunidades que a crise também criou. A estratégia passou pela expansão da empresa para outras áreas geográficas.

Todavia, segundo o empresário, não basta que apenas os recursos materiais estejam preparados para combater as necessidades do mercado e os flagelos ambientais que se apresentam e por isso, a Ovnitur aposta largamente na formação, sensibilização e consciencialização dos seus colaboradores, sobretudo motoristas, para a importância e prática de uma condução económica, segura e amiga do ambiente.  Por reconhecer a importância da formação dos seus colaboradores, a empresa desenvolve anualmente formações externas e internas, desde manuseamento de tacógrafos, até ao atendimento ao cliente passando ainda pelo reconhecimento de produtos e técnicas de venda. É desta forma que a empresa mantém uma equipa de profissionais qualificados e capazes de servir os seus clientes com prontidão e profissionalismo. É nos Recursos Humanos que Francisco Oliveira aposta porque sabe que são eles os principais impulsionadores do sucesso da empresa, através do trabalho que diariamente desenvolvem nas mais variadas áreas.

Com mais de 20 anos na liderança da Ovnitur, Francisco Oliveira ainda tem muitos objetivos para atingir à frente da empresa. Muitos deles passam por parcerias estratégicas que estão a ser efetuadas com outros operadores e empresas do setor.

Comprometendo-se a continuar a desenvolver a missão de proporcionar aos seus clientes um serviço profissional com base nos valores que sempre caracterizaram a Ovnitur: competência, disponibilidade, inovação, afetividade, proximidade e espírito de equipa, acreditando que foram estes que proporcionaram à empresa o reconhecimento de “PME Excelência 2017”, a única da zona Norte referenciada no setor de transporte de passageiros, Francisco Oliveira despede-se de nós com um tema da sua playlist pessoal.


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:


“Ovnitur, 30 anos e as viagens continuam”
Emissões: Sexta, 28.12.18 (12h30 e 18h30) | Domingo, 30.12.18 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Blisq Creative

Publicidade

Rádio Alto Minho - RB MOTOR 1
Rádio Alto Minho - RB MOTOR 2
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing

Publicidade

Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual
Rádio Alto Minho - QUEEN (individual)
Rádio Alto Minho - Fabrika (noticias 02)

Siga-nos

Comentários

Publicidade