EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Download http://server.radioaltominho.pt/MAISViana_079_Mar_Aberto.mp3 +Viana

Restaurante Maraberto (+Viana)

Fernando Serrão

28 Setembro 2019, 8:00

Acessibilidade

Publicidade


“Restaurante Maraberto”
Emissões: Sexta, 27.09.19 (12h30 e 18h30) | Domingo, 29.09.19 (20h)


Este mês vamos até à Zona Portuária da cidade de Viana do Castelo, ali junto ao Centro de Vela, conhecer o Restaurante Maraberto em ambiente calmo e relaxante com vista para a foz do rio Lima. Os proprietários Fernanda Mota e Eduardo Soares conduzem-nos pelos meandros de um espaço de variados sabores, onde os pratos de peixe fazem as delícias dos que os visitam. A conversa começa à volta da localização do espaço, desconhecido de muitos vianenses, mas não dos forasteiros e Eduardo explica… Fernanda Mota, esposa de Eduardo, completa o raciocínio do marido realçando a beleza do local.

Os proprietários explicam como aconteceu o desenvolvimento deste negócio de restauração neste espaço e neste local. (ouvir audio)


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:



O Restaurante Maraberto oferece aos seus clientes uma carta de pratos de peixe. Numa cidade marítima, não há grandes dificuldades de encontrar o pescado necessário e preciso para a sua confecção. Inicialmente o restaurante funcionou com opções de pratos chamados de diárias. Com o passar do tempo, isso foi abolido e a aposta no peixe passou a ser a identidade da casa.

Como nos disse, Eduardo viveu algum tempo no Brasil. De lá trouxe uma receita para dar um toque diferente aos seus pratos que confecciona agora no seu espaço em Portugal. Fernanda Mota antecipa-se à explicação de Eduardo e refere que receita é essa. (ouvir audio)



Ao nível de recursos humanos, o Maraberto caracteriza-se por ser uma empresa familiar, apesar de ter também alguns funcionários recrutados, mas aí as dificuldades são grandes, sendo variados os motivos para a dificuldade do recrutamento de pessoas para trabalhar nesta área. Eduardo e Fernanda referem os horários, a pressão e os timings como alguns, mas não só.

Apesar de tudo, o foco no bom atendimento faz com que Fernanda Mota enalteça a equipa de que o Restaurante Maraberto actualmente dispõe. (ouvir áudio).



Olhando para o panorama nacional, este negócio da restauração assume várias facetas de região para região, no olhar dos nossos interlocutores. As particularidades de cada uma delas influencia esta actividade.

Depois há a sazonalidade que se nota e influencia mais em cidades como Viana do Castelo, como refere Fernanda Mota.

As dificuldades experimentaram-se sempre em qualquer ramo de actividade e numa profissão tão intensa e que exige tanto a tantos níveis, elas também existem, embora os nossos interlocutores só queiram realçar o que é positivo.

A fechar a nossa viagem a bordo do Restaurante Maraberto, Fernanda Mota e Eduardo Sousa referem os projectos para o futuro, com a certeza que todos os anos há sempre algo de novo a concretizar neste negócio, até porque a criatividade desta dupla é infinita.(ouvir audio)


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:


“Restaurante Maraberto”
Emissões: Sexta, 27.09.19 (12h30 e 18h30) | Domingo, 29.09.19 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Fernando Serrão | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Blisq Creative

Publicidade

Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - reveillon
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Pecado Capital
Rádio Alto Minho - RB MOTOR 1
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - taqi 2
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - Auto Araujo

Siga-nos

Comentários

Publicidade