EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Download +Viana

Solar de Merufe, 8 séculos de história e paixão pelo melhor do Alto Minho (+Viana)

Rui Gonçalves

19 Outubro 2018, 12:30

Acessibilidade

Publicidade


+Viana: “Solar de Merufe, 8 séculos de história e paixão pelo melhor do Alto Minho”
Emissões: Sexta, 19.10.18 (12h30 e 18h30) | Domingo, 21.10.18 (20h)


O Solar de Merufe é uma quinta situada em peno vale do lima. Localizada em Santa Maria de Geraz do Lima, a 10 minutos de Viana do Castelo e outros tantos de Ponte de Lima (a vila mais antiga de Portugal), a quinta conta com mais de 8 seculos de existência e origens eclesiásticas medievais. A quinta é uma referência na produção de vinhos biológicos certificados com reconhecimento de prémio Internacional “Best of Wine Tourism”.

Desde sempre ligado à cultura da vinha e do vinho, o Solar de Merufe é uma das referências nacionais do enoturismo, recebendo com regularidade grupos oriundos dos mais diversos países de todo o mundo e levando assim aos outros povos a excelência da produção e cultura dos vinhos do Alto Minho.

Devidamente adaptada às necessidades dos tempos modernos, emanando uma energia muito própria e realçando o melhor da natureza, a quinta é um dos espaços minhotos mais requisitados para organização de eventos, desde provas de vinho na sua secular adega, à dinamização das mais diversas festas, aniversários, casamentos, congressos e lançamento de produtos, entre outros.

Nesta edição, vamos conhecer melhor o espaço e a história do Solar de Mefufe, pela voz e entusiamo de Jaime Riba, o rosto e o promotor desta quinta secular.


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:



Jaime Riba, atualmente com 75 anos de idade, é o proprietário do Solar de Merufe há quase 40 anos. Uma quinta com mais de 8 seculos de existência e que desde sempre esteve ligada à produção e à prova de vinhos.

Oriundo de Subportela, também no concelho de Viana do Castelo, Jaime Riba, chegou a Geraz do Lima com apenas 12 anos de idade, conhecendo assim o Solar de Merufe e apaixonando-se desde então pelo seu espaço e pela cultura dos vinhos. Em 1977, fruto da conjetura pós 25 de Abril e depois de uma já longa carreira profissional ligada à área da decoração em Paris, o empresário adquire o espaço que até hoje mantem, fazendo desta quinta a sua paixão.

O Solar de Merufe é um espaço com “uma energia especial”. Uma ideia partilhada por quem o conhece e vista regularmente. Algo que, para Jaime Riba, está intimamente ligado à história do espaço e dos seus antecessores (ouvir áudio).



O Solar de Merufe preza-se por preservar a tradição, aliando a cultura nos diversos ângulos, sendo obviamente o vinho um dos pilares da sua arte. Segundo Jaime Riba, tudo parte duma relação com a natureza da qual o ser humano é integrante. O objetivo do empresário sempre foi o da partilha, da sua experiência e amor ao que é nosso. Partindo desse espirito, atualmente, o Solar de Merufe está totalmente comprometido com a Carta Europeia do Enoturismo, oferecendo uma animação turística que pretende transmitir ao visitante momentos de aprendizagem e também de lazer cultural. O espaço dispõe de uma oferta muito variada de programas de visita enoturística nomeadamente os passeios orientados nas vinhas, as visitas à adega, provas simples e verticais dos seus vinhos, degustações gastronómicas, participação nos vários trabalhos da vinha ao longo do ano e nomeadamente na vindima, eventos de “team building” e desporto de aventura para empresas e grupos familiares, bird watching nas vinhas ou organização de percursos na região envolvente. 

Todas estas atividades são possíveis de realizar a partir de um espaço único no coração do Alto Minho. Um solar com mais de 8 seculos de existência, cujas primeiras videiras dos 7 hectares existentes foram plantadas há milénios e que esteve desde sempre ligado à cultura religiosa. Pertenceu durante gerações a ilustres personagens do Clero que na época doavam vinho à capela da quinta para as despesas do culto que aqui se celebrava, capela essa que foi construída em honra de Nossa Senhora dos Remédios e que ainda hoje é preservada, bem como a adega regional (ouvir áudio).



O vinho é um elemento de partilha e convívio. A pensar nisso mesmo, há cerca de 15 anos, Jaime Riba abriu a quinta a eventos de uma escala mais alargada. Com uma equipa de profissionais formada nesta área, o Solar de Merufe propôs-se desde então organizar jantares ou almoços vinícolas ou a festa dos sonhos de cada um dos seus clientes, colocando todos os espaços da quinta à disposição da imaginação de cada um. Desde logo encontramos uma natureza envolvente, uma paisagem única e uma energia especial, uma capela e espaços para celebrações civis e religiosas, espaços confortáveis e climatizados com capacidade até 500 pessoas e equipamentos para todo o tipo de eventos.

As suas vinhas do Solar de Merufe estão enraizadas sobre sete hectares de terreno de encosta em patamares, produzem vinhos naturais de denominação e origem controlada, sofrendo tanto um rigoroso processo de análise na sua certificação, como em todas as fases da sua vinificação. Apaixonadamente, o Solar de Merufe continua a preservar a autenticidade duma tradição onde “a vinha e o Homem fazem parte da natureza”. Herdeiro de uma história secular, Jaime Riba orgulha-se do seu legado e continua a garantir a produção biológica certificada.

Os vinhos e espumantes Solar de Merufe apresentam uma personalidade própria. Provenientes de castas nobres regionais, de solos de origem granítica banhados pelo sol e expostos a poente numa envolvente paradisíaca. A nobreza da casta branca Loureiro, e a força da casta tinta Vinhão, permitem aos vinhos a possibilidade de terem a sua elevação em cave e surpreendem pela grande capacidade de conservação e evolução, adquirindo grande complexidade e afinação. São vinhos muito gastronómicos, com intensa riqueza tanto aromática como de sabores, revelando muita frescura e mineralidade que os distingue entre os demais vinhos do mundo.

As diversas qualidades dos vinhos Solar de Merufe estão disponíveis para venda apenas através do próprio espaço e da sua componente online. Jaime Riba convida a visitar a adega da quinta e a contatar diretamente com o ambiente de produção (ouvir áudio).



Os casamentos são hoje em dia os eventos que mais caraterizam o Solar de Merufe. Os diferentes espaços da quinta e as suas particularidades ajustam-se contudo a praticamente todas as necessidades dos seus clientes.

Um dos sonhos de Jaime Riba é o de criar um Hotel de Agro-Turismo no Solar de Merufe. Com quase 4 décadas à frente do Solar de Merufe e inúmeras situações de partilha deste espaço com o mundo que o rodeia, o empresário destacou-nos ainda nesta conversa com orgulho, alguns dos melhores momentos especiais que tem vivido nesta quinta (ouvir áudio).



OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:


+Viana: “Solar de Merufe, 8 séculos de história e paixão pelo melhor do Alto Minho”
Emissões: Sexta, 19.10.18 (12h30 e 18h30) | Domingo, 21.10.18 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Blisq Creative

Publicidade

Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - QUEEN (individual)
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Eugenia Lopes (individual)
Rádio Alto Minho - Lusomotor

Publicidade

Rádio Alto Minho - Eletro Borlido
Rádio Alto Minho - Crédito Agricola
Rádio Alto Minho - Cerqueira’s
Rádio Alto Minho - Fabrika (noticias 02)
Rádio Alto Minho - Solar Merufe (banner noticias)
Rádio Alto Minho - RB MOTOR
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual

Siga-nos

Comentários

Publicidade