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“Dogma Shoes”
Emissões: Domingo, 26.05.24 (20h)

Neste mês de Maio vamos ao centro da cidade de Viana do Castelo conhecer a Dogma Shoes, loja de calçado voltada para um público mais jovem, com ofertas para senhora e criança.

Com actividade no mercado vianense desde 2011, a Dogma Shoes é liderada por Emanuel Gavinho e Sofia Gavinho e, desde o inicio da empresa, sempre apostaram fortemente na presença online de promoção e comercialização dos seus produtos, vertente que cresceu e ultimamente se desenvolveu de forma bastante acentuada.

A Dogma Shoes nasceu por um gosto pessoal sobre a área do calçado, já lá vão 14 anos, porque além de outras razões, identificaram uma lacuna em Viana do Castelo na oferta de uma gama média de calçado para um público jovem.

A expectativa de sucesso ao enveredarem pelo negócio do calçado não foi, como tudo, fácil. Vindo de áreas de formação que nada tem a ver com o calçado, a entrada nesta actividade foi de aprendizagem, persistência e inovação, como a comunicação com o publico pelas redes sociais.

Uma das particularidades da Dogma Shoes é não comercializar calçado para homem. Emanuel Gavinho explica-nos as razões porque optam só por calçado prioritariamente para o mercado feminino.

Além da mulher, há também a secção para criança, mas aí também não é fácil. (ouvir áudio)


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:



A Dogma Shoes além da presença no online, tem loja física situada na Rua Manuel Espregueira, em Viana do Castelo, que tem a função de imagem, de recepção de clientes que querem, por exemplo, fazer trocas de produtos adquiridos virtualmente.

A aposta no online foi uma aposta desde sempre da Dogma Shoes, e a pandemia de Covid 19 apenas reforçou essa aposta, apesar de ter tido o aspecto negativo de ter aumentado a concorrência que aderiu também Às vendas pela internet.

A presença online exigiu um investimento muito grande, como nos relata Emanuel Gavinho. Desde recursos humanos para agilizar o processo de envios, aquisição de espaço físico para criação de estúdio de fotografia e de vídeo.

A Dogma Shoes tem clientes de muitos lados. A maior parte é de Lisboa devido a ausência de lojas multimarca, e a maior parte das vendas estão a sul e nas ilhas. Mas fora de Portugal também, como o caso, por exemplo, do Brasil e de Malta. (ouvir áudio)


Como tem assistido à evolução do mercado do calçado, nomeadamente os estilos e tendências. Os nossos convidados explicam-nos como agem para acompanhar o dia-a-dia deste mercado.

Os nossos convidados comentam algumas das últimas noticias que dão conta que Portugal subiu ao segundo lugar de produtor de calçado a nível europeu em 2022. Começam por referir a surpresa e corroboram a ideia de que essa produção é dedicada à exportação.

Portugal produziu em 2022, 85 milhões de pares de calçado, dos quais 76 milhões foram parar à exportação. Os números não surpreendem Emanuel e Sofia Gavinho que já tinham referido anteriormente esse veredicto. (ouvir áudio)


E o futuro da Dogma Shoes como é equacionado pelos nossos convidados? Mais difícil é manter a caminhada feita até aqui, mas o caminho é crescer dentro de passos firmes e honrado os compromissos.

Outro objectivo para o futuro é apostar na internacionalização deste negócio, através do online. Já foram identificados alguns mercados onde a aposta será efectuada.

A escolha musical para fecho do programa deste mês do +Viana é-nos justificada por Sofia Gavinho.(ouvir audio)


“Dogma Shoes”
Emissões: Domingo, 26.05.24 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Fernando Serrão | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo, Blisq Creative, Eurostyle Systems Portugal

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