EMISSÃO ONLINE
OUVIR..

Acessibilidade

Publicidade


“Viana Equestre”
Emissões: Sexta, 29.03.19 (12h30 e 18h30) | Domingo, 31.03.19 (20h)


A equitação é um desporto e uma arte, que se pratica a partir de “um modo sublime de relacionamento entre dois seres vivos – o Homem e o Cavalo”.

Não precisa de ser um grande cavaleiro para passar grandes momentos a cavalo e desfrutar das vistas panorâmicas do monte de Santa Luzia ou aproveitar o final do dia para assistir a um fabuloso pôr do sol sobre o Atlântico.

Sendo através do espírito de equipa, numa aula ou um passeio pelas belas paisagens do Alto Minho, a Viana Equestre tem vindo a dinamizar esta relação entre Homem e cavalo desde 2009, no concelho de Viana do Castelo.


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:



A VIANA EQUESTRE é uma associação que está em atividade desde Setembro 2009 e tem como objectivo promover a prática da Equitação e de todo o tipo de desportos hípicos, como nos conta Cláudia Rachão.

Sediada na freguesia da Areosa (Viana do Castelo), a Viana Equestre permite-lhe usufruir tempo de qualidade com aquele que considera ser o melhor amigo do ser humano – o CAVALO.

Tendo vindo a desenvolver protocolos de cooperação e prestação de serviços com entidades diversas no campo da Hipoterapia assim como no complemento às actividades escolares e férias programadas de algumas instituições, a associação proporciona atualmente passeios a cavalo, atividades de animação turística, sessões de hipoterapia, aulas de equitação, alojamento de cavalos, aluguer de charretes e muito mais. Uma atividade que nasceu da paixão da Cláudia e da sua família pelos cavalos.

Aquilo que começou quase por casualidade e com o objetivo de proporcionar aulas de equitação, rapidamente se transformou numa atividade com um vasto conjunto de serviços sociais (ouvir áudio).



Em funcionamento de segunda a sábado, a Viana Equestre é cada vez mais procurada pela população residente no concelho, pelos mais diversos motivos, lúdicos ou formativos. Atualmente com 64 alunos, dos 4 aos 57 anos de idade, a associação, além da sua componente de formação, tem ainda sido alvo da crescente procura turística do concelho, proporcionando para o efeito passeios diversos pelas magnificas paisagens do Alto Minho, mesmo para quem nunca montou a cavalo. Os passeios podem ser feitos por trilhos pouco explorados na serra ou floresta, em praias de areias brancas e finas, salpicados pela água salgada do mar. O programa mais completo pode  ainda combinar uma prova de vinhos ou a descoberta do artesanato da região.

Com uma forte paixão pelo turismo equestre, Cláudia Rachão decidiu recentemente implementar uma novidade nos serviços que a Viana Equestre presta –  passeios pelos “Caminhos de Santiago” a cavalo.

Com arranque previsto para o próximo mês de Junho, este serviço destina-se essencialmente ao mercado inglês, francês, russo ou até mesmo chinês (ouvir áudio).



A Viana Equestre tem o seu picadeiro na freguesia da Areosa. Albergando atualmente 14 cavalos, este espaço coberto de 27 por 13 m2, tem a vantagem de permitir realizar atividades ao longo de todo o ano. Reconhecendo a necessidade de evoluir para um espaço com maiores dimensões e novas infraestruturas, Cláudia Rachão valoriza contudo as suas particularidades, sustentadas no sucesso da parte competitiva que a associação também proporciona.

Uma das preocupações da Viana Equestre tem a ver com o conforto e o bem-estar dos animais. Nesse sentido, a associação prevê em breve alargar a capacidade de pastoreio e eventualmente criar uma pista de obstáculos (ouvir áudio).



A dinâmica diária deste centro equestre começa bem cedo, desde o tratamento e alimentação dos cavalos ou a manutenção das boxes, entremeando com aulas – cujas crianças podem participar a partir dos 4 anos de idade – até ações de formação e workshps de maneio equestre.

Atualmente com 5 pessoas nos seus quadros e com a “atividade empresarial” numa situação sustentável, Cláudia Rachão reconhece que as principais dificuldades da associação se prendem com a própria realidade emocional dos cavalos.

Focada no novo projeto da associação que deverá ser lançado em Junho próximo – os Caminhos de Santiago a cavalo – Cláudia Rachão assume-se como uma eterna apaixonada pelo mundo da equitação e pelas conquistas dos alunos da Viana Equestre (ouvir áudio)



OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:


“Viana Equestre”
Emissões: Sexta, 29.03.19 (12h30 e 18h30) | Domingo, 31.03.19 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Blisq Creative

Publicidade

Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat

Publicidade

Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - CASTING RAM
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - Taqi

Siga-nos

Comentários

Publicidade