Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..

Acessibilidade

Publicidade


“Maria Kabaça”
Emissões: Domingo, 26.11.23 (20h)

Este mês falamos de artesanato, mas de uma forma muito peculiar. Vamos conhecer o projecto vianense Maria Kabaça que nasceu em 2010 e trata-se de peças de artesanato em cabaças com motivos e inspiração dos trajes e bordados minhotos, pelas mãos de Sónia Rodrigues, nossa convidada.

Este projecto já ultrapassou as fronteiras vianenses, espalhou-se um pouco por todo o país e até chegou ao recente casamento real da filha do herdeiro do trono de Portugal, D. Duarte Pio.

É o percurso desta marca que vamos conhecer desde a ideia até aos dias de hoje, doze anos depois.

“A vida tem sempre caminhos certos (…) que vão dar sempre ao sítio onde deveríamos estar”, diz-nos Sónia Rodrigues, que começa por nos explicar como começou a Maria Kabaça, e que teve a ver com a profissão que exercia na altura.

A arte ajudou a dar forma ao projecto. Peças únicas que começaram a ser usadas por amigos de Sónia para oferecer. Daí até à criação de um negócio foi um pequeno passo, alicerçado na ideia de tributo às mulheres do norte. Daí o nome Maria Kabaça.

Mas por quê Maria Kabaça? Sónia Rodrigues prontamente nos explica a origem e escolha deste nome para as peças de artesanato.

Ao contrário do que se possa pensar para a nossa interlocutora, este trabalho de artesanato não é um hobby, mas sim uma profissão, melhor, aos poucos foi feita a transição da profissão que exercia para este trabalho artístico. Até porque a notoriedade foi crescendo, os locais de venda são muitos, as solicitações eram maiores, e havia, por isso, que encontrar tempo para dedicar à marca.

Contudo, Sónia Rodrigues não abandonou de todo o seu emprego como formadora profissional. Apenas passou para segundo plano, como nos diz. (ouvir áudio)


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:



Passando às peças propriamente ditas, quisemos saber que materiais são necessários para desenvolver este trabalho e dar vida a esta marca. A dificuldade maior está em arranjar as cabaças.

 A dificuldade em arranjar as cabaças para executar as peças é um grande desafio principalmente quando há encomendas de grande dimensão, como nos diz Sónia Rodrigues.

 Além da boneca ícone da marca – a mulher minhota –  a nossa interlocutora diz-nos que confecciona outras peças com outras temáticas, inseridos em colecções, e dá-nos exemplos. (ouvir áudio)


A Maria Kabaça tem uma página online onde se podem encomendar as peças, através do catálogo de produtos. Complementar a isso são as redes sociais que ajudam ao bom desempenho

 Paralelamente há outro tipo de produtos à venda relacionados com a marca Maria Kabaça, desde a estampagem até aos têxteis. (ouvir áudio)


Para o final fica um facto curioso: a chegada da Maria Kabaça ao casamento real da filha de D. Duarte Pio, recentemente realizado. Sónia Rodrigues explica como aconteceu.

Para o final a musica que é portuguesa. (ouvir áudio)


“Maria Kabaça”
Emissões: Domingo, 26.11.23 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Fernando Serrão | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo, Blisq Creative, Eurostyle Systems Portugal

Publicidade

Rádio Alto Minho - Srª Peliteiro
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Siga-nos

Comentários

Publicidade