EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Download +Viana

+Viana: Retrovisor, Atelier da Imagem

Rui Gonçalves

21 Setembro 2018, 15:50

Acessibilidade

Publicidade


+Viana: “Retrovisor – Atelier da Imagem”
Emissões: Sexta, 21.09.18 (12h30 e 18h30) | Domingo, 23.09.18 (20h)


Diz-se de “Retrovisor”, que se trata de um pequeno espelho colocado de tal maneira que, quem conduz um veículo, possa ter visão para a sua retaguarda sem ter a necessidade de se voltar. Tal é a dicotomia que a empresa que este mês apresentamos no “+Viana”, pretende não só refletir o melhor que há em cada ser humano, como simultaneamente projetar uma melhor imagem no seu futuro.

O +Viana deste mês apresenta o “Retrovisor – Atelier da Imagem”.


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:



O Retrovisor – Atelier da Imagem nasceu na cidade de Viana do Castelo em 2010 e está a comemorar atualmente 8 anos de existência. Joana Pires é a mentora deste espaço unissexo localizado na Abelheira que apresenta um conceito inovador e que pretende evidenciar a individualidade de cada um dos seus clientes.

No Retrovisor encontramos atualmente um vastíssimo conjunto de serviços relacionados com o tratamento de corpo e cabelo. Este espaço dedicado à estética, é referência na cidade pelo seu serviço de coloração de cabelo, marcado pela irreverência e atitude urbana, sendo a principal imagem de marca da empresa, uma paixão por esta área que vem da própria fixação da fundadora.

Natural de Famalicão, Joana Pires estudou em Viana do Castelo. Terminados os estudos e apaixonada pela cidade, a jovem empreendedora mudou-se para a capital de distrito, onde começou a exercer a profissão (ouvir áudio).



Em 2010, em plena crise económica no nosso país, com o apoio fundamental da mãe e o recurso a financiamento por parte da associação nacional de direito ao crédito, Joana Pires decide despedir-se da empresa onde colaborava e abrir o seu próprio espaço na cidade. Segundo a empresária, o nome “Retrovisor” nasce da necessidade de não esquecer o seu passado e o seu percurso e simultaneamente de projetar a empresa para o futuro – Criar um espaço multi-funcional onde pudesse albergar mais do que a própria cabeleireira. Conciliando a área da formação e a gestão do novo espaço que criara, os dois primeiros anos foram os mais difíceis da vida da empresa.

Cimentando o seu conceito na coloração de cabelo, ao fim de 4 anos e com o a empresa ainda em fase de crescimento, também a equipa Retrovisor foi sendo reforçada. A exigência foi aumentando e a limitação do espaço, a procura de “novos territórios” e a abertura do espaço a novos serviços, motivaram Joana a mudar de instalações e deslocalizar-se para outra zona da cidade.

A relação de confiança entre o cliente e a profissional é fundamental para Joana Pires, uma relação que tem dado os seus frutos levando o espaço atualmente a ter clientes vindos dos concelhos limítrofes ou localidades distantes como Braga, Famalicão, Barcelos ou Guimarães. A imagem de marca do Retrovisor é a coloração de cabelo, normalmente com cores vivas e fortes, marcando a assim uma imagem de irreverência e um conceito urbano.

Atualmente com 5 colaboradoras e com o recente desenvolvimento de uma secção especializada em corte de homem e barbearia, o Retrovisor apresenta um volume de negócios que se divide em partes iguais entre homens e mulheres. Com um horário de trabalho alargado e sem fechar para almoço ao fim de semana, a empresa liderada por Joana Pires faz constantemente uma aposta clara na formação (ouvir áudio).



 

Joana Pires conta já com vários marcos na sua carreira. A jovem empreendedora tem lançado regularmente no mercado diversas coleções em nome próprio, levando-a já a inúmeros “palcos” do setor. Certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, Joana Pires acumula ainda funções como formadora da marca multinacional alemã Schwarzkopf.

Com a missão de fazer crescer o Retrovisor e a sua equipa nos próximos tempos e considerando-se uma mulher de objetivos, em termos pessoais, Joana Pires procura agora a projeção a nível internacional, nomeadamente em trabalhar com pessoas que lhe são referências profissionais.


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:


+Viana: “Retrovisor – Atelier da Imagem”
Emissões: Sexta, 21.09.18 (12h30 e 18h30) | Domingo, 23.09.18 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Blisq Creative

Publicidade

Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Queima do Judas 2019

Publicidade

Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)
Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual

Siga-nos

Comentários

Publicidade