
“Eficore”
Emissões: Domingo, 29.06.25 (20h)
Segurança, automação, energia, empresas. Palavras-chave para introduzir a Eficore, empresa que está em destaque no +Viana deste mês de Junho. Sediada na Meadela em Viana do Castelo, esta empresa cobre diversas áreas que tem como finalidade automatizar o dia-a-dia dos seus clientes, mas também protegê-los com soluções de segurança, ao mesmo que reduz os custos energéticos. Em suma, segurança, facilidade e economia é o que é oferecido a particulares e empresas.
O nosso convidado é o responsável da empresa, André Lomba, com quem estivemos à conversa e nos contou tudo sobre uma empresa que tem seis anos, começou pelo online, já tem loja física em Viana do Castelo, escritórios em Lisboa e o nosso convidado diz-nos como tudo começou.
O que é a domótica. André Lomba diz-nos que se trata de uma interligação entre equipamentos electrónicos e que facilitam o nosso dia-a-dia. É por aqui que começa o trabalho da Eficore. (ouvir áudio)
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:

Neste tipo de serviços o que mais procura o cliente da Eficore, a segurança, videovigilância, automação ou eficiência energética? André Lomba diz-nos que depende se o cliente é um particular ou um empresarial.
Falando em questões de segurança, noticias recentes oriundas da Policia de Segurança Publica, referem que, nos últimos cinco anos, foram registados mais de 38 mil furtos a habitações em Portugal, como 696 detenções efetuadas nesse período. E que a média histórica desde 2000 é de 21 furtos diários.
Apesar de, como referiu o nosso convidado, essa ainda não ser uma preocupação de topo, isso vai ser um incremento no futuro?
Há mais empresas ou particulares a procurar os serviços da Eficore? A resposta é perentória, mais empresas, numa região que é o norte com destaque para Viana do Castelo, Braga, Porto, Guimarães ou Póvoa de Varzim, e também em Lisboa onde a empresa já tem escritórios.
Como se estruturou a Eficore em termos de recursos humanos? Embora segmentados, os funcionários trabalham em conjunto onde a formação não é alheia, e pelo contrário, tem de estar sempre presentes, até porque devido às características do serviço, há requisitos legais a ter em conta. (ouvir áudio)

Sendo as empresas os maiores clientes da Eficore, como é desenvolvido o trabalho junto de cada uma, começa-se por delinear um projeto em conjunto com o cliente?
No caso dos particulares o que é necessário para “construir” uma casa inteligente? André Lomba diz-nos que grande parte dos clientes faz os pedidos em fase de projeto.
E o que é possível fazer se for pedido um trabalho de domótica para uma casa já construída? E em qualquer dos casos trata-se de serviços que são caros para o cliente? O nosso convidado refere que não pode definir este tipo de serviços como caros.(ouvir áudio)

Quais os serviços que presta a Eficore aos seus clientes?
Quais os serviços mais pedidos na empresa. André Lomba diz-nos que o que é mais pedido é o serviço integrado para a casa.
Como é que o nosso convidado caracteriza este mercado da domótica? Há potencial de crescimento, diz-nos André Lomba.
Como tem evoluído os mercado da domótica e automação? Muito diferente de há seis anos quando a empresa deu os primeiros passos. O historial, neste particular, é-nos feito por André Lomba.
Como é projetado o futuro da Eficore? A abertura de uma Loja complementar ao escritório já existente é uma aposta ao lado de outra aposta forte que é a digitalização do negócio.
A musica final do programa deste mês é, como sempre, uma escolha do nosso convidado. Nós voltamos ao vosso convívio com uma nova empresa já no próximo mês. (ouvir áudio)
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
“Eficore”
Emissões: Domingo, 29.06.25 (20h)
Ficha técnica:
Produção e apresentação: Fernando Serrão | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo, Blisq Creative.
























Comentários