Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Arcos de Valdevez investe este ano letivo cerca de 4 milhões de euros na requalificação de escolas

Rádio Alto Minho

27 Setembro 2016, 17:45

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara de Arcos de Valdevez anunciou hoje que este ano letivo o investimento na requalificação de várias escolas do concelho vai atingir um montante de cerca de quatro milhões de euros.

Em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo apontou como exemplos de obras já realizadas na Escola Básica de Távora Santa Maria, adjudicada por mais de 134 mil euros, na escola de Eira do Penedo, no Soajo, no valor de mais de 16 mil euros e no Jardim de Infância de Giela, no valor de 17.992 euros.

O município liderado pelo social-democrata João Manuel Esteves revelou ainda ter investido cerca de 32 mil euros em “ações de manutenção em várias escolas do concelho”.

Sublinhou que “a próxima intervenção” será na escola básica 2,3/S do concelho, com 1.300 alunos, num investimento orçado em cerca de 3,2 milhões de euros, que resulta do acordo de colaboração celebrado com o Ministério da Educação no âmbito do programa de fundos comunitários Portugal 2020.

Àquele valor, adiantou, “acresce mais de 475 mil euros para a aquisição de mobiliário e outro tipo de equipamento”.

A obra, lançada a concurso público em junho passado, “completa as intervenções na rede de equipamentos escolares do concelho”, após a reabilitação efetuada nas escolas básicas de Távora Santa Maria e Eira do Penedo – Soajo.

Anteriormente o presidente da Câmara, João Manuel Esteves adiantou que os trabalhos “deverão começar no início de 2017 e terão uma duração de 15 meses”.

“A escola, com 30 anos, necessita de obras, pois nunca foi alvo de nenhuma manutenção que atenuasse o desgaste das estruturas devido aos anos de vida dos edifícios e sua consequente utilização”, sustentou.

A intervenção prevê “a substituição da cobertura em fibrocimento por painel ?sandwich’, o que, para além de cumprir a função impermeabilizante, melhorará significativamente o comportamento térmico e eficiência energética dos edifícios, e colocado sistema de aquecimento”.

A requalificação irá incidir “no pavilhão polivalente, nos blocos I, II e oficina e incluirá a colocação de mobiliário escolar, material didático, mobiliário e equipamento técnico de laboratório e equipamento informático e multimédia”.

A empreitada pretende ainda “criar condições de segurança e de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida”.

Ao todo o edifício, datado de 1986, “passará a ter 135 espaços, repartidos por espaços de ensino, educação, cultura, sociais, de gestão e administração escolar”, entre outros.

Já o auditório, com capacidade para 180 lugares sentados, “contemplará uma área com bancada retrátil, permitindo a fácil utilização desse espaço para várias atividades em simultâneo”, sendo que “todos os edifícios serão interligados por passagens cobertas”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade