Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Criada em Viana do Castelo Rede CUIDADORES + PERTO

Rádio Alto Minho

21 Setembro 2016, 19:53

Acessibilidade

Publicidade

A Rede CUIDADORES + PERTO, projeto de intervenção comunitária, foi constituído hoje em Viana do Castelo, para assinalar o Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer.

Aquela rede de capacitação e suporte de cuidadores de pessoas com demência é uma iniciativa da HOPE Respostas Sociais, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) especializada na intervenção com pessoas com demência que coordena também em Viana do Castelo o projeto Café Memória.

Em comunicado, a HOPE explicou que a rede ser desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Alzheimer Portugal e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O novo projeto foi formalizado hoje, numa sessão intitulada “Cuidamos Juntos”, através da assinatura de um protocolo de colaboração entre os vários parceiros do projeto.

A sessão contou ainda com a intervenção de Sandra Perdigão, médica neurologista no Hospital de Santa Luzia, integrado na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), e com o testemunho de cuidadores presentes.

Em Viana do Castelo, o primeiro Grupo de Intervenção Psicoeducativa, onde os cuidadores poderão desenvolver e solidificar conhecimentos e competências que apoiem e facilitem a tarefa de cuidar, arranca já no próximo dia 15 de outubro e as sessões decorrerão sempre no primeiro e terceiro sábados de cada mês, entre as 15h e as 17h.

Apesar da participação ser gratuita para os cuidadores é obrigatória a inscrição prévia, até ao próprio dia 15, junto dos contactos do projeto.

Com o objetivo de criar uma efetiva rede de proximidade, o projeto pretende expandir-se rapidamente a outros concelhos e cidades, através de núcleos de apoio locais que dinamizem grupos psicoeducativos, grupos de suporte e ações de informação comunitárias, particularmente em regiões mais isoladas ou menos apoiadas, e conta já com lançamento agendado para outubro de um núcleo em Vila Praia de Âncora, Caminha.

São também objetivos do projeto valorizar o papel do cuidador e dos seus conhecimentos e competências empíricas, constituir-se como espaço de alívio, partilha e catarse para os cuidadores de pessoas com demência, facilitar a interação e as relações de suporte positivas entre pares e valorizar a dimensão interpessoal entre os cuidadores familiares de pessoas com demência.

Oferecer apoio emocional que promova a autoestima e a autoconfiança dos cuidadores de pessoas com demência, contribuir para processos e experiências de cuidar mais autónomos e positivos e projetos de vida mais seguros, responsáveis e resolvidos, favorecer a corresponsabilização interpares pelos cuidadores, contribuir para a diminuição da institucionalização precoce das pessoas com demência pela capacitação e suporte aos seus cuidadores, fornecer informação atual, específica, útil e cientificamente comprovada e encaminhar, quando necessário, para apoio técnico especializado, são outros dos objetivos.

A Rede CUIDADORES + PERTO “pretende contribuir para a qualidade de vida e redução do isolamento social dos cuidadores de pessoas com demência, através da dinamização de Grupos de Intervenção Psicoeducativa e de Grupos de Suporte e a criação e mediação de uma Rede de Proximidade, numa lógica de apadrinhamento de cuidadores por cuidadores mais experientes.

“Para que todos os cuidadores possam participar, o projeto conta com uma equipa de voluntários que dinamiza em simultâneo Atividades Ocupacionais direcionadas às pessoas com demência, permitindo que mesmo os cuidadores com menos retaguarda familiar possam usufruir das diferentes respostas”, explicou a IPSS na nota enviada á comunicação social.

De acordo com a HOPE, “os mais recentes dados epidemiológicos da Alzheimer Europe apontam para a existência de 182.526 pessoas com demência em Portugal, estimando-se que estes números tripliquem nos próximos 30 anos, sendo a Doença de Alzheimer, ainda sem cura, a forma de demência mais prevalente”.

Em Portugal “a grande maioria dos cuidados a pessoas com demência, cerca de 80% segundo a Plataforma Saúde em Diálogo, são prestados por familiares e sabe-se que cuidar de uma pessoa com demência é uma tarefa mais exigente e acarreta maior sobrecarga, quando comparada com a prestação de cuidados a um idoso dependente, sem demência”.

Segundo a HOPE, “esta realidade coloca desafios importantes a todos os sistemas de cuidados de saúde e sociais, já que as demências têm, reconhecidamente, fortes impactos sociais e económicos, tendo em conta as diferentes exigências ao longo do seu percurso e a necessidade de garantir apoio e formação aos cuidadores familiares e profissionais”.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade