Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

PCP pede explicações ao Ministério da Defesa sobre falta de meios de salvamento marítimo em Viana

Rádio Alto Minho

24 Março 2016, 13:34

Acessibilidade

Publicidade

Os deputados do PCP, Carla Cruz e Jorge Machado, questionaram  o Governo sobre a “carência” de meios humanos na estação salva vidas de Viana do Castelo, dotada de “apenas três operacionais”.

No requerimento enviado ao Ministério da Defesa Nacional, os deputados comunistas adiantam, e de acordo com informação que recolheram junto dos pescadores locais, que “na estação salva- vidas de Viana do Castelo existem apenas três operacionais que prestam socorro, o que impede que estejam operacionais 24 horas”.

“A confirmar-se esta situação é muito preocupante e manifestamente insuficiente para fazer a salvação marítima. A consulta do sítio eletrónico da Autoridade Marítima Nacional, no tocante ao mapa de pessoal civil afeto ao Instituto de Socorro a Náufragos relativo ao ano de 2014, evidencia que existiam no total 97 trabalhadores civis”, lê-se no documento entregue, na quarta-feira, na Assembleia da República.

Segundo os deputados do PCP aquele estrutura “tem um papel indispensável e insubstituível a desempenhar, podendo a sua rápida intervenção significar a diferença entre a vida e a morte dos que trabalham no mar, bem como de outros que por razões diversas tenham acidentes no mar”.

Carla Cruz e Jorge Machado querem saber se o Ministério da Defesa Nacional confirma a existência “de apenas três operacionais” e se “reconhece que esse número é insuficiente para assegurar o socorro, se necessário, 24 horas por dia”.

Os dois deputados comunistas querem ainda saber “que medidas vão ser tomadas pelo Governo para colmatar esta insuficiência”, quantos operacionais estão afetos ao Instituto de Socorros a Náufragos nas diferentes estações de salva-vidas existentes no país” e “quantos trabalhadores das diversas categorias são necessários para assegurar o socorro todos os dias do ano, em todas as estações salva-vidas do país”.

 FOTO:olharvianadocastelo.blogspot.com

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade