Torre da Lapela reabre ao público em maio totalmente reabilitada
28 Abril 2016, 10:00
O núcleo museológico da torre da Lapela, em Monção, vai reabrir ao público, em maio, após uma intervenção de reabilitação que vai permitir “um maior contacto com a história do concelho a ligação ao rio Minho”.
Em comunicado, hoje, a Câmara de Monção adiantou que o imóvel, classificado como monumento nacional desde 1910, vai abrir ao público no dia 27 de maio, durante as festas concelhias do Corpo de Deus.
A empreitada de reabilitação, orçada em cerca de 70 mil euros e com comparticipação dos fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) englobou “a restauração da torre de menagem, a beneficiação do pavimento envolvente e a valorização dos canastros existentes”.
A intervenção teve como objetivo “criar uma imagem renovada de todo o interior, criando-se um espaço funcional para os visitantes e mais um elemento de promoção cultural do concelho”.
Para o presidente da Câmara, Augusto Domingues, citado naquela nota, trata-se de “uma aposta clara na valorização do património construído e na revitalização da memória coletiva da população”.
A torre da Lapela, com 27 metros de altura e cerca de 11,50 metros de largura, apresenta uma “construção austera e minimalista, com uma tipologia de torre isolada, com remate ameado, acesso principal e único num patamar elevado”.
Devido à sua função defensiva na linha do rio Minho, possui cisterna, paredes em alvenaria de granito aparelhado com 2,5 metros de espessura e passadiço ao nível da cobertura, terminado em telha tradicional”.
Nos últimos anos, “face à proximidade da ecopista do rio Minho, a torre de menagem era muito procurada por turistas nacionais e estrangeiros”.