Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Viana do Castelo assinala Dia Nacional do Mar

Rádio Alto Minho

08 Novembro 2016, 12:57

Acessibilidade

Publicidade

O Centro de Mar de Viana do Castelo, localizado na ré do navio Gil Eannes, e que celebra o seu segundo aniversário dia 16 de novembro, assinala o Dia Nacional do Mar com diversas iniciativas, designadamente a III Semana do Mar, que se desenvolve de 14 a 20 de novembro e que integra um conjunto de eventos gratuitos para a comunidade escolar e para a comunidade em geral.

No dia 16, pelas 18.00 horas vai ser inaugurada uma nova exposição intitulada “Viana do Lima-porta para o mundo”, que ficará patente ao longo de 2017 na sala Hernâni Lopes.

Trata-se de uma exposição que mergulha na história do porto de Viana do Castelo e das suas relações comerciais e culturais transatlânticas ao longo de cinco séculos.

Os documentos arquivísticos, cartográficos e icnográficos reproduzidos recuperam a memória de momentos e personalidades decisivas para a evolução das estruturas portuárias de Viana e para a sua afirmação como entreposto mercantil de escala global. São ainda reveladas as origens e os principais mercados dos produtos transacionados em diferentes períodos históricos, desvendados itinerários de circulação e recordados os nomes de estrangeiros notáveis atraídos a Viana pelo seu porto Atlântico.

Esta exposição, ao recordar a importante vocação marítima de Viana, porta para o universo das relações atlânticas ao longo do tempo, vem de encontro aos objetivos do Centro de Mar, que ambiciona contribuir para a renovação da cultura marítima de Viana do Castelo e posicioná-la como “Cidade Náutica do Atlântico.

Nos dias 17 e 18 de novembro, o Centro de Mar irá receber no seu espaço centenas de alunos para uma iniciativa designada de “Aulas a Bordo”. Nesta iniciativa, foram convidadas diferentes entidades locais com trabalho nas temáticas do mar – relacionadas com a pesca e a vida no mar – de forma a proporcionar uma experiência e conhecimento diferentes a alunos do concelho (desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário).

As comemorações terminam no dia 19 com a tertúlia “Vidas de Mar” a bordo do Navio Gil Eannes. Pretende-se evidenciar e relembrar os usos e costumes de uma população ribeirinha assim como refletir a influência que o mar teve nas últimas décadas na população vianense. Será um momento de partilha de histórias, memórias e espectativas futuras das vidas de mar.

No espaço do auditório do Centro de Mar está ainda patente uma outra exposição inaugurada em junho passado, intitulada “Um Mar de tradições”. Esta exposição retrata os diversos usos, costumes e crenças, que um povo construiu e passou de geração em geração, ao longo da nossa faixa litoral focando-se em quatro temas centrais: as atividadea piscatórias, as atividades agro-marítimas, os trajes e as devoções.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade