Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Bombeiros de Arcos de Valdevez “preparam futuro” com criação de escola de infantes e cadetes

Rádio Alto Minho

19 Janeiro 2018, 18:07

Acessibilidade

Publicidade

Preparar o futuro dos bombeiros voluntários de Arcos de Valdevez e o objetivo da escola de infantes e cadetes, dos 06 aos 16 anos, que vai começar a funcionar em fevereiro. O  comandante  da corporaão, Filipe Guimarães, explicou que o objetivo é “incutir nas crianças e jovens o bichinho da carreira de bombeiro”.

Segundo Filipe Guimarães “já estão inscritos oito crianças e jovens”, sendo que a formação irá começar no próximo mês

Com a designação “Pinguinhas”, a escola “tem como principal objetivo, promover a instrução inicial para um possível ingresso na carreira de bombeiro, formando os jovens nas temáticas da proteção e socorro, ao mesmo tempo, procurando fazer com que estes se tornem cidadãos conscientes, fomentando-lhes valores morais e éticos de cidadania”.

“Sabemos que as crianças e os jovens são o melhor meio de transmissão da informação no seio da família. Por outro lado, a escola poderá contribuir para uma maior aproximação das famílias a corporação”, sublinhou Filipe Guimarães que, na próxima semana irá visitar algumas escolas do concelho para promover a iniciativa.

A escola, que está também a ser promovida através das redes sociais, irá funcionar aos sábados, entre as 10:00 às 12:00, sendo que os custos dos fardamentos dos alunos serão suportados pelos pais.

A formação, a ministrar no quartel da corporação, “sob a responsabilidade e a orientação do comandante do corpo de bombeiros e da equipa de bombeiros formadores”.

“Solidariedade, tolerância e entreajuda sem exclusões nem omissões, são metas atingir com serenidade, coragem e sabedoria, fortalecendo a amizade e adotando atitudes positivas e dinâmicas”, lê-se na publicação de promoção da escola.

A componente pedagógica dos infantes e cadetes incidirá nas relações interpessoais, organização de bombeiros, ordem unida, preparação física, comunicações, veículos e equipamentos, eletricidade, hidráulica, construção civil, socorrismo, nós e ligações, fenomenologia da combustão, agentes extintores, incêndios florestais, incêndios urbanos e industriais, matérias perigosas, entre outras.

Além da componente pedagógica, os alunos da escola “Pinguinhas” participarão nas formaturas em dias de cerimónias oficiais ou religiosas, nas atividades do dia da unidade, acampamentos e outras atividades relacionadas com a defesa e prevenção da natureza e do ambiente, entre outras.

“Os “Pinguinhas” garantirão em termos operacionais, certamente um futuro muito risonho à associação, onde o lema “Vida por Vida” continuará a pautar-se pelo espírito voluntarioso, de equipa e onde as dificuldades são um estímulo para todos aqueles que sabem e querem lutar”, sustentou.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade