Estamos a melhorar a sua experiência no nosso site.
Novidades brevemente!

Rádio Alto Minho

PUBLICIDADE

Desentupimentos e Limpeza de Fosas, Assistência a Caldeiras, Detecção de Fugas de ÁguaDesentupiemntos Industriais e DomésticosAssistência Cladeiras e Esquentadores
Rádio Alto Minho - Roady
Rádio Alto Minho - INSOMNIA
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Locutor
No Ar

Rádio Alto Minho

Cerca de 120 alunos desfilam trajes de Viana feitos de materiais reutilizados

de Andrea Cruz (RAM)

atualizada às 18:12,Seg, Abril, 2018

PUBLICIDADE

Cerca de 120 alunos vão desfilar, no dia 13, às 21:30, junto à Sé de Viana do Castelo, com roupas e adereços confecionados com materiais reutilizados, inspirados no traje à Vianesa, no âmbito de um projeto escolar realizado pelo Colégio do Minho.

Segundo a autora do projeto e professora de Educação Artística, Educação Visual e Educação Tecnológica do Colégio do Minho, Isabel Lima, o projeto “foi inscrito na Direção Geral do Património Cultural, como uma das iniciativas do Ano Europeu do Património Cultural 2018, a divulgar na Comunidade Europeia”.

Os e 120 alunos, do primeiro e segundo ciclos do ensino básico, “estudaram e recriaram, a partir de materiais reutilizados, o Traje à Vianesa”.

“Inspirados na herança cultural, usando como símbolo a padroeira do colégio, Nossa Senhora da Conceição do Minho, que se apresenta trajada à Lavradeira, num sentido alargado das temáticas exploratórias de criação, primando pela criatividade e inovação, produziram com enorme satisfação e sucesso, um trabalho prático contemporâneo e de excelente solução”, explicou a docente, adiantando que a iniciativa integra o programa comemorativo do 75º Aniversário do Colégio do Minho e do 40º Aniversário da criação da Diocese de Viana do Castelo.

Isabel Lima explicou que o projeto tem como objetivo, “consciencializar e sensibilizar para a valorização do património criando sentimento de vínculo”.

“Como atividade de enriquecimento cultural e patrimonial, foram implementadas medidas orientadas para o exercício da experimentação “aprender fazendo” integrando tarefas e desafios estimulantes, como competências socio emocionais”, explicou.

Além do desfile, a apresentação dos resultados do projeto inclui “momentos de festa com folclore e fado”.

“Os alunos partem da Misericórdia de Viana, percorrem algumas zonas da cidade até à Sé de Viana onde será recriado o verdadeiro espírito de festa com bombos, folclore e fado, entre outras iniciativas”, explicou.

 

 

RAM -
RAM -
RAM -
RAM -

PUBLICIDADE

Blisq Creative