Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Cerca de 120 alunos desfilam trajes de Viana feitos de materiais reutilizados

Rádio Alto Minho

09 Abril 2018, 18:12

Acessibilidade

Publicidade

Cerca de 120 alunos vão desfilar, no dia 13, às 21:30, junto à Sé de Viana do Castelo, com roupas e adereços confecionados com materiais reutilizados, inspirados no traje à Vianesa, no âmbito de um projeto escolar realizado pelo Colégio do Minho.

Segundo a autora do projeto e professora de Educação Artística, Educação Visual e Educação Tecnológica do Colégio do Minho, Isabel Lima, o projeto “foi inscrito na Direção Geral do Património Cultural, como uma das iniciativas do Ano Europeu do Património Cultural 2018, a divulgar na Comunidade Europeia”.

Os e 120 alunos, do primeiro e segundo ciclos do ensino básico, “estudaram e recriaram, a partir de materiais reutilizados, o Traje à Vianesa”.

“Inspirados na herança cultural, usando como símbolo a padroeira do colégio, Nossa Senhora da Conceição do Minho, que se apresenta trajada à Lavradeira, num sentido alargado das temáticas exploratórias de criação, primando pela criatividade e inovação, produziram com enorme satisfação e sucesso, um trabalho prático contemporâneo e de excelente solução”, explicou a docente, adiantando que a iniciativa integra o programa comemorativo do 75º Aniversário do Colégio do Minho e do 40º Aniversário da criação da Diocese de Viana do Castelo.

Isabel Lima explicou que o projeto tem como objetivo, “consciencializar e sensibilizar para a valorização do património criando sentimento de vínculo”.

“Como atividade de enriquecimento cultural e patrimonial, foram implementadas medidas orientadas para o exercício da experimentação “aprender fazendo” integrando tarefas e desafios estimulantes, como competências socio emocionais”, explicou.

Além do desfile, a apresentação dos resultados do projeto inclui “momentos de festa com folclore e fado”.

“Os alunos partem da Misericórdia de Viana, percorrem algumas zonas da cidade até à Sé de Viana onde será recriado o verdadeiro espírito de festa com bombos, folclore e fado, entre outras iniciativas”, explicou.

 

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade