Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Fogueira arde 12 horas no Largo das Neves para promover convívio em ambiente natalício

Rádio Alto Minho

13 Dezembro 2017, 10:49

Acessibilidade

Publicidade

Juntar as pessoas de Barroselas, Mujães e Vila de Punhe, no Largo das Neves, partilhado pelas três freguesias à volta de uma fogueira que vai arder durante 12 horas, na véspera de Natal,  para promover o diáologo e o convívio próprio da época é proposta de um grupo de cidadãos do Vale do Neiva.

“A ideia surgiu de forma espontânea, numa conversa de uma dúzia de pessoas das três freguesias que, habitualmente, frequentam o largo das Neves e que se predispuseram a realizar a iniciativa informal, de todos e para todos”, explicou o porta-voz do grupo Lenhadores do Largo, Luís Franco.

A “ideia espontânea” começou a “ganhar forma” e, com a designação Fogueira de Natal, vai realizar-se, pela primeira vez, a partir das 16:00 do dia 23 até às 04:00 do dia 24, no largo partilhado pelas freguesias de Barroselas, Mujães e Vila de Punhe, na margem esquerda do rio Lima.

“Nos dias que correm é cada vez mais difícil juntar as pessoas. O que pretendemos é que se reúnam à volta de fogo, como os nossos antepassados, para contar e criar histórias, estabelecer conversas adiadas e inacabadas, encontrar e confraternizar os conterrâneos da diáspora que regressam às origens, numa importante celebração de assembleia familiar, para matar saudades”, adiantou Luís Franco.

O movimento cívico já conseguiu juntar “duas cargas de lenha de eucalipto” para garantir que a fogueira “arda, lentamente, durante 12 horas”.

“Cada carga de lenha tem entre três a quatro toneladas. Foram árvores oferecidas pelo proprietário de um terreno local. Dez elementos do grupo foram ao monte recolhê-la e prepará-la”, adiantou.

Uma das cargas será consumida na iniciativa e a receita da venda da segunda “reverterá para a comissão que organiza as Nossa Senhora das Neves”, referiu.

O largo das Neves, local onde vai decorrer a primeira Fogueira de Natal, tem um “pedaço” de cada uma daquelas três freguesias.

É naquele espaço que foi construída, no início do século XVII, a Mesa dos Três Abades, iniciativa dos párocos de Vila de Punhe, Mujães e Barroselas, para assinalar o fim das discórdias em relação aos limites das três freguesias.

Ao longo dos anos, e numa altura em que eram os párocos quem mais ordenavam, a Mesa dos Três Abades assumiu-se como uma espécie de fórum popular, já que era ali que eram discutidos e tratados os assuntos de interesse da comunidade, do foro eclesiástico e do civil.

“Pelo seu passado e capacidade de reunião, é um espaço incomum de excelência que possibilita a preservação da cultura dos nossos antepassados, da nossa identidade e do que poderá ser transmitido às gerações vindouras”, explicou Luís Franco.

À “assembleia comunitária” do Grupo de Lenhadores juntaram-se as autarquias de Mujães, Vila de Punhe e a União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro.

“Quer seja pelo conforto do calor, como pela luz, o fogo, que este ano provocou imensas tragédias no país, durante imensos séculos e milénios também serviu para proteger, guiar e reunir as pessoas e definir famílias, comunidades e sociedades. A importância das fogueiras culturais, mesmo que desvalorizada na modernidade, tem imensos registos, até pré-históricos, que realçam a necessidade do humano individual se reunir, dialogar e refletir coletivamente. A tradição cristã, em várias comunidades, ainda preserva as fogueiras joaninas e natalícias, que correspondem aos solstícios de verão e de inverno”, explicou.

A comissão de festas em honra de Nossa Senhora das Neves, o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto e a associação Padela Natural, também apoiam a organização do evento que está a ser promovido nas redes sociais.

“Se chover no dia 23, a iniciativa será adiada para o sábado seguinte, 30 de dezembro. Se a chuva persistir na segunda data, o evento será realizado no Natal do próximo ano”, avisou Luís Franco.

Fotos retiradas do evento “Fogueira de Natal” criado pelo grupo Lenhadores do Largo no Facebook

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade